Destaques, Notícias, Notícias Internacionais
Publicado: 23/03/2026 | 06:06
Estado para o povo ou para os ricos? A escolha que define o futuro da América Latina

João Domingos denuncia avanço neoliberal no continente e aponta modelo de fortalecimento do Estado como a alternativa mais viável para proteger a democracia e assegurar um ciclo de desenvolvimento prolongado

Enquanto países ocidentais afundam em crises cíclicas do neoliberalismo, sindicalistas de toda a América Latina traçaram em Lima uma rota oposta. O presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, foi categórico: é hora de escapar das armadilhas do liberalismo e fortalecer o Estado como protagonista do desenvolvimento.
"A discussão do tamanho do Estado, da função do Estado, a quem serve o Estado — isto precisa ser central", alertou João Domingos. O líder destacou que a região vive "uma onda de mudanças de modelo em sentido contrário ao que pregamos", com países como Brasil e Argentina na encruzilhada: avançar para um Estado social de direito ou regredir a um Estado privatista que serve aos super-ricos.
Assista ao posicionamento do líder sindical pelo Instagram da CLATE:
O fracasso das privatizações
Os números não mentem. A privatização da Sabesp em São Paulo resultou em aumento de 30% na retirada de água do Cantareira, enquanto periferias sofrem restrições severas — tudo para maximizar lucros de acionistas (saiba mais). No setor elétrico, a italiana Enel reduziu 35% dos funcionários, dobrou os lucros e distribuiu R$ 1,4 bilhão em dividendos, mas deixou a população às escuras com apagões constantes (saiba mais).
A lição Chinesa
Enquanto isso, a China cresce 5% ao ano impulsionada por investimento estatal estratégico. Em 2025, o país lançou 20 medidas para expandir indústrias de IA, energia verde e automação — sempre sob coordenação estatal (saiba mais).
Diferentemente do Ocidente, onde a desregulamentação gera precarização, a China usa o Estado como indutor do desenvolvimento, com planejamento de longo prazo e bancos públicos financiando infraestrutura (saiba mais).
A hora da decisão
"2026 será decisivo", resume João Domingos. "A grande disputa é: Estado que serve à população ou Estado que serve aos ricos?"
A resposta está em olhar para o que funciona: mais investimento público, serviços universais e Estado protagonista. É assim que Brasil e América Latina serão mais fortes no mundo.
Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB leva defesa da democracia e dos direitos sociais à mobilização em Buenos Aires (3234 views • 24/09/2026)
02
Tesouraço de Flávio se inspira em Milei, que levou à falência mais de 32 mil empresas (3233 views • 13/10/2026)
03
CSPB e NCST reforçam protagonismo sindical no debate sobre reforma (3075 views • 29/09/2026)
04
Site revela escândalo envolvendo Flávio Bolsonaro, orgias, presentes caros e lobby (2931 views • 01/10/2026)
05
CSPB participa de encontro internacional e destaca luta permanente em defesa da Previdência Social (2912 views • 25/09/2026)
06
Flávio Bolsonaro planeja desmonte do Itamaraty inspirado em Marco Rubio (2784 views • 02/10/2026)
07
Flávio Bolsonaro se diz contra o fim das bets e critica Lula (2724 views • 24/09/2026)
08
Decisões do TSE são mais rápidas para Flávio; pedidos de Lula são travados (2716 views • 14/10/2026)
09
Lula cobra Flávio sobre fim da escala 6×1 e diz que \'máscara vai cair\' (2625 views • 08/10/2026)
10