Notícias nos Estados
Publicado: 30/10/2025 | 05:28
BA: Sinpojud e entidades sindicais alertam população sobre prejuízos da PEC da Reforma Administrativa

A PEC 38/2025 ameaça direitos históricos da categoria e desmonta o serviço público, afetando diretamente a qualidade do atendimento à população.

Em Salvador, os diretores do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia - Sinpojud, Damião Correia e Robertoni Nascimento, participaram na manhã desta quarta-feira (29) de um ato público na Lapa, em continuidade às manifestações contra a PEC 38/2025, que trata da Reforma Administrativa. A mobilização reuniu diversas entidades sindicais com o objetivo de chamar a atenção da população sobre os graves prejuízos que a proposta vai causar aos servidores públicos e à sociedade em geral, caso venha a ser aprovada pelo congresso.
Ocorreram discursos curtos e a distribuição de panfletos informativos com o alerta para a população dos riscos que a PEC representa, principalmente para as pessoas mais carentes, que dependem dos serviços públicos essenciais prestados pelos servidores.
A PEC 38/2025 ameaça direitos históricos da categoria e desmonta o serviço público, afetando diretamente a qualidade do atendimento à população.
Confira abaixo alguns dos principais impactos da Reforma Administrativa (PEC 38/2025) sobre os servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia:
1 - Redução do abono pecuniário – a venda dos 10 dias de férias será limitada a, no máximo, 1/3 da remuneração.
2 - Fim do Adicional por Tempo de Serviço (ATS) – o texto proíbe o pagamento de valores relacionados ao tempo de serviço.
3 - Extinção da licença-prêmio – o benefício deixará de existir para todos os servidores, independentemente do ano de ingresso.
4 - Fim da progressão por antiguidade – não haverá mais evolução na carreira baseada no tempo de serviço.
5 - Extinção da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) – será vedado o pagamento de verbas não previstas em lei nacional, como adicionais por serviços extraordinários.
6 - Fim da simetria entre ativos e aposentados – benefícios indenizatórios não poderão mais ser estendidos aos aposentados.
7 - Redução dos valores na Tabela de Remuneração – será criada uma tabela única de vencimentos, em que o primeiro nível corresponderá ao valor do salário-mínimo.
8 - Novo reenquadramento e risco de implantação da VPNI – os servidores poderão ser reenquadrados na nova tabela única, abrindo margem para a criação da Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI).
9 - Fim da recomposição salarial do PCCV do TJBA – a proposta impede projetos de reestruturação de carreira que impliquem aumento de despesas.
“Nós do Sinpojud continuaremos mobilizados contra a aprovação da PEC 38/2025, na defesa direitos dos servidores e a manutenção de um serviço público de qualidade para toda a sociedade baiana.”, disse o diretor Damião Correia.
Fonte: Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia - Sinpojud
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5762 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5428 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (4994 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4886 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4791 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4712 views • 08/07/2026)
07
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4621 views • 01/07/2026)
08
CSPB fortalece cooperação internacional em missão da CLATE junto à Federação Russa de Sindicatos Independentes (4466 views • 19/06/2026)
09
CSPB e Sindfazenda reforçam parceria em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva (4370 views • 02/07/2026)
10