Notícias
Publicado: 7/10/2025 | 05:34
Entre metas e dignidade: Seminário Nacional de Formação da Fenajud discute os rumos do trabalho no Judiciário
.jpg)
Com o tema central “Compreender os desafios da conjuntura para estabelecer as ações em defesa dos direitos dos trabalhadores”, o evento foi marcado por análises críticas e diálogos estratégicos.
Com o tema central “Compreender os desafios da conjuntura para estabelecer as ações em defesa dos direitos dos trabalhadores”, o evento foi marcado por análises críticas e diálogos estratégicos
.jpg)
Na última sexta-feira (03/10), a Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário nos Estados - Fenajud promoveu o Seminário Nacional de Formação Sindical, em Curitiba (PR), reunindo especialistas, dirigentes e servidores para refletir sobre os impactos da conjuntura atual no trabalho no Poder Judiciário e nas condições de vida da classe trabalhadora. Com o tema central “Compreender os desafios da conjuntura para estabelecer as ações em defesa dos direitos dos trabalhadores”, o evento foi marcado por análises críticas e diálogos estratégicos. Confira as fotos AQUI.
A primeira mesa do dia levou reflexões sobre a lógica gerencial que tem se consolidado no Judiciário, impulsionada pelo CNJ como principal agente normatizador de práticas. O modelo tem como foco a produtividade e a priorização de metas quantitativas, o que, segundo a palestrante, Rafaella Menezes, coloca em risco a qualidade da prestação jurisdicional. A mesa contou com a participação de Elisangela Paula e Ednaldo Martins, coordenadora-geral e coordenador de formação sindical respectivamente.
“Não é que não queremos metas. Queremos dignidade, reconhecimento e metas justas. A sociedade precisa ser atendida com qualidade, e não apenas com números”, destacou Rafaella, ao questionar se a forma como a produção vem sendo mensurada de fato atende às necessidades da população. Ela alertou ainda que esse modelo provoca individualização do trabalho, intensificada pelo teletrabalho, que isola as trabalhadoras e os trabalhadores do serviço público e reforça a instantaneidade da cobrança por resultados.
À tarde, o professor Tarciso de Figueiredo Palma conduziu um debate sensível e necessário sobre o suicídio e sua relação com o mundo do trabalho, destacando como as condições laborais podem afetar profundamente a saúde mental das trabalhadoras e dos trabalhadores. Em sua fala, ele apresentou dados e analisou fatores que envolvem as condições de vida, de trabalho e de saúde, demonstrando como esses elementos se entrelaçam no cotidiano e impactam o bem-estar físico e emocional. Tarciso enfatizou ainda a importância da solidariedade entre colegas e do enfrentamento coletivo às pressões que recaem sobre o indivíduo. “Precisamos olhar uns para os outros no ambiente laboral e combater a culpabilização individual”, alertou. Participaram da mesa: Euthália Melo e Luiz Cláudio, presidente do Sinjap e o coordenador de Assuntos parlamentares da Fenajud, respectivamente.
Encerrando o evento, o sociólogo Clemente Ganz Lúcio abordou os desafios do sindicalismo diante das transformações tecnológicas. Para ele, os dirigentes estão diante da necessidade de respostas inovadoras, mas que mantenham a essência da luta sindical: a defesa de direitos, melhores condições de trabalho e proteção social. “Não há novidade no que fazemos há 200 anos: seguimos lutando por proteção e dignidade. O desafio é encontrar formas eficazes de atuar frente às mudanças”, frisou. Estiveram na mesa ainda Adriana Toscano, coordenadora da regional Sudeste, e Eduardo Couto, coordenador-geral.
O seminário
A atividade, que está em sua terceira edição, reafirmou a importância da formação sindical como ferramenta para fortalecer a atuação da Fenajud e de seus sindicatos de base. Em um contexto de mudanças profundas no mundo do trabalho e de crescente pressão por produtividade no Judiciário, a entidade levou debates que comprovam que a defesa da qualidade, da saúde e da dignidade dos trabalhadores permanece como prioridade.
Fonte: Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário nos Estados - Fenajud
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB reforça mobilização nacional para garantir a implementação da Lei do Descongela em audiência pública na Câmara (5428 views • 05/08/2026)
02
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4471 views • 12/08/2026)
03
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4460 views • 13/08/2026)
04
CSPB reforça articulação nacional em encontro do Instituto Servir Brasil para avançar negociação coletiva no serviço público (4438 views • 06/08/2026)
05
CSPB apoia ‘Observatório da Lei do Descongela’ e reforça parceria com a Deputada Luciene Cavalcante em defesa dos servidores públicos (4340 views • 06/08/2026)
06
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4248 views • 14/08/2026)
07
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4245 views • 17/08/2026)
08
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4240 views • 20/08/2026)
09
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3961 views • 19/08/2026)
10