Destaques, Notícias
Publicado: 24/08/2023 | 05:41
Conselheiro da CSPB no CNRPPS avalia PEC 38/2023 como retrocesso

Alderi Zanatta avalia que a Proposta de Emenda à Constituição protocolada na Câmara dos Deputados “tem a clara intenção de retirar dos Chefes dos Executivos Municipais o peso do enfrentamento responsável para a busca do ajuste das contas com a previdência”
Alderi Zanatta avalia que a Proposta de Emenda à Constituição protocolada na Câmara dos Deputados “tem a clara intenção de retirar dos Chefes dos Executivos Municipais o peso do enfrentamento responsável para a busca do ajuste das contas com a previdência”
O Conselheiro titular da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB no Conselho Nacional dos Regimes Próprios de Previdência Social (CNRPPS), Alderi Zanatta, avaliou negativamente a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 38/2023) protocolada na Câmara dos Deputados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
“A PEC 38/2023 propõe que sejam aplicadas aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS’s) municipais, as regras de benefícios dos servidores da União, em caso de inexistência de reforma do sistema previdenciário local ou de reforma mais branda acerca do impacto financeiro e atuarial dos regimes. A proposição afasta a autonomia dos entes, em retrocesso ao que a EC nº 103 de 2019 instituiu, ao exigir a unicidade de requisitos dos benefícios previdenciários, sem a devida análise das realidades fiscais locais. A CNM tem a clara intenção de retirar dos Chefes dos Executivos Municipais o peso do enfrentamento responsável para a busca do ajuste das contas com a previdência, fundamentado nos estudos atuariais cabíveis e impossibilitado o amplo debate com as respectivas representações dos Servidores Públicos”, avalia o representante da CSPB no CNRPPS.
Clique AQUI e leia a integra do conteúdo sobre a PEC 38/2023 publicado na página da Confederação Nacional de Municípios (CNM)
Secom/CSPB
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5794 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5461 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5028 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4947 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4830 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4745 views • 08/07/2026)
07
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4696 views • 21/07/2026)
08
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4666 views • 01/07/2026)
09
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4647 views • 23/07/2026)
10