Destaques, Notícias
Publicado: 25/05/2023 | 07:31
CSPB participa de reunião que apresentou minuta para instituição formal da Mesa Nacional de Negociação Permanente
.jpg)
O governo federal apresentou, nesta quarta-feira (24), a minuta do protocolo para a instituição da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que vai tratar da pauta de reinvindicações dos servidores públicos federais, além de estruturar um Sistema Permanente de Negociação Coletiva, que futuramente substituirá a Mesa Nacional
.jpg)
O governo federal apresentou, nesta quarta-feira (24), a minuta do protocolo para a instituição da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que vai tratar da pauta de reinvindicações dos servidores públicos federais, além de estruturar um Sistema Permanente de Negociação Coletiva, que futuramente substituirá a Mesa Nacional. As entidades têm um prazo até 12 de junho para analisar o texto e encaminhar propostas. A redação final será consolidada no dia 21 de junho, com publicação no dia seguinte no Diário Oficial da União.
A bancada governamental será composta por sete ministérios (Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Trabalho e Emprego, Educação, Saúde, Previdência Social, Planejamento e Orçamento e Fazenda), além da Casa Civil e da Secretaria Geral da Presidência da República. Já a bancada sindical reunirá doze entidades representativas dos servidores públicos federais e das centrais de trabalhadores.
Na oportunidade José Lopez Feijoó foi anunciado como novo Secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI)
A minuta chama a atenção pela ausência das Mesas Setoriais, que teriam como objetivo discutir pautas específicas das diversas carreiras do serviço público federal, conforme anunciado pelo próprio governo no início da gestão. Outro ponto preocupante é o calendário de tramitação das leis orçamentárias, que limitam o tempo para a incorporação de reajustes de benefícios trabalhistas, por exemplo, ao orçamento público, decorrentes tanto pelo arcabouço fiscal, recém-aprovado na Câmara, quanto pela LDO 2024.
Dirigentes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB avaliaram que o texto da minuta expõe modificações relevantes em relação à redação de 2003. A entidade fará uma análise mais detalhada de modo a apresentar, na próxima reunião, sugestões que aprimorem o texto apresentado.
Estiveram na reunião o Diretor Jurídico da CSPB, Eduardo de Souza Maia; O Diretor de Relações Institucionais da CSPB, João Paulo Ribeiro "JP" e o Diretor Adjunto de Política Ambiental e Economia Sustentável da entidade, Flauzino Antunes Neto.
Secom/CSPB com informações do Sindifisco Nacional
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5798 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5462 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5028 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4949 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4831 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4747 views • 08/07/2026)
07
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4697 views • 21/07/2026)
08
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4666 views • 01/07/2026)
09
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4649 views • 23/07/2026)
10