Notícias
Publicado: 10/07/2025 | 09:10
Fenapef: Alterações do parecer da PEC da Segurança Pública resultam em suspensão da votação da proposta
.jpg)
Pedido de vista foi motivado pela retirada de trechos considerados inconstitucionais pelo relator
Pedido de vista foi motivado pela retirada de trechos considerados inconstitucionais pelo relator
O deputado Mendonça Filho (União-PE), relator da PEC 18/25 (PEC da Segurança Pública) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), apresentou, nesta quarta-feira (9), parecer favorável à admissibilidade da proposta. Entretanto, a votação do texto foi adiada após pedido de vista. A motivação foi a retirada de trechos, em duas emendas, considerados pelo parlamentar como inconstitucionais.
Na primeira emenda do parecer, o relator excluiu a previsão de competência privativa da União para legislar sobre segurança pública, mantendo o atual modelo de competência compartilhada com os estados. Segundo o relator, a proposta original fere o pacto federativo ao concentrar poderes no governo federal.
Na segunda emenda, o relator retirou o termo “exclusiva” do artigo que restringia a apuração de infrações penais às polícias federal e civis, argumentando que tal exclusividade viola cláusulas pétreas da Constituição, limita o Ministério Público e compromete o funcionamento de CPIs.
Após a apreciação na CCJ da Câmara dos Deputados, a proposta seguirá para uma comissão especial para avaliação do mérito da matéria. Após essa etapa, a proposta segue para o Plenário, onde será votada em dois turnos. Caso aprovada, a PEC ainda precisa ser votada no Senado, também em dois turnos, antes de ser promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado.
Fonte: Federação Nacional do Policiais Federais - Fenapef
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB reforça mobilização nacional para garantir a implementação da Lei do Descongela em audiência pública na Câmara (5432 views • 05/08/2026)
02
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4472 views • 12/08/2026)
03
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4460 views • 13/08/2026)
04
CSPB reforça articulação nacional em encontro do Instituto Servir Brasil para avançar negociação coletiva no serviço público (4440 views • 06/08/2026)
05
CSPB apoia ‘Observatório da Lei do Descongela’ e reforça parceria com a Deputada Luciene Cavalcante em defesa dos servidores públicos (4340 views • 06/08/2026)
06
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4249 views • 14/08/2026)
07
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4247 views • 17/08/2026)
08
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4243 views • 20/08/2026)
09
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3963 views • 19/08/2026)
10