Notícias
Publicado: 3/06/2025 | 06:44
Fenajud marca presença no II CONSINTAJ-PB e reforça compromisso com os servidores do Judiciário paraibano

Estiveram presentes pela Fenajud o coordenador-geral da entidade, Alexandre Santos; o coordenador da Regional Nordeste, Aluciano Martins; e o coordenador de Saúde e Previdência, Ivonaldo Batista, que também integra a Diretoria Executiva do Sintaj-PB.
Estiveram presentes pela Fenajud o coordenador-geral da entidade, Alexandre Santos; o coordenador da Regional Nordeste, Aluciano Martins; e o coordenador de Saúde e Previdência, Ivonaldo Batista, que também integra a Diretoria Executiva do Sintaj-PB.

A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) esteve presente no II Congresso do Sindicato dos Técnicos e Analistas do Judiciário da Paraíba (Sintaj-PB), realizado entre os dias 23 e 25 de maio, em João Pessoa (PB). Com o tema central “Desafios em Foco: Inteligência Artificial, Defesa da Democracia e a Luta pelos Direitos e Interesses dos Servidores do Judiciário”, o evento reuniu delegadas e delegados de todas as regiões do estado e contou com uma programação de palestras, debates e plenárias.
Representando oficialmente a Fenjud no evento, Aluciano Martins destacou o compromisso da entidade com o fortalecimento das lutas estaduais, ressaltando a importância da unidade sindical diante dos desafios enfrentados pelos servidores do Judiciário. “A presença da Federação nesse congresso reforça nossa posição de apoio à base, de proximidade com os sindicatos e de escuta ativa das demandas regionais”, afirmou.
O coordenador-geral da Fenajud, Alexandre Lima Santos, também participou do evento, atuando como um dos debatedores da palestra do cientista político Rafael Viegas, que discutiu os 20 anos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e os impactos para os servidores. Em sua intervenção, Alexandre trouxe uma análise crítica do cenário nacional, com ênfase na valorização da categoria e na importância da resistência organizada frente às transformações no Judiciário.
A programação contou ainda com a presença de nomes de destaque, como o sociólogo e defensor do software livre Sérgio Amadeu, que falou sobre os impactos da Inteligência Artificial no serviço público, com mediação do advogado e consultor legislativo Victor Barreto. Além disso, os participantes tiveram acesso a atendimentos jurídicos, momentos de troca de experiências e votações importantes, como a aprovação de alterações no Estatuto do Sintaj-PB.
A abertura do Congresso foi prestigiada pelo desembargador João Batista Barbosa, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que enfatizou a importância do diálogo entre magistratura e servidores para o fortalecimento da Justiça estadual.
Para a Fenajud, o sucesso do evento evidencia a força da mobilização coletiva e o papel fundamental dos sindicatos na construção de uma Justiça mais democrática, eficiente e socialmente comprometida.
Fonte: Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário nos Estados - Fenajud
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB reforça mobilização nacional para garantir a implementação da Lei do Descongela em audiência pública na Câmara (5434 views • 05/08/2026)
02
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4473 views • 12/08/2026)
03
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4461 views • 13/08/2026)
04
CSPB reforça articulação nacional em encontro do Instituto Servir Brasil para avançar negociação coletiva no serviço público (4441 views • 06/08/2026)
05
CSPB apoia ‘Observatório da Lei do Descongela’ e reforça parceria com a Deputada Luciene Cavalcante em defesa dos servidores públicos (4342 views • 06/08/2026)
06
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4250 views • 14/08/2026)
07
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4248 views • 17/08/2026)
08
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4246 views • 20/08/2026)
09
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3964 views • 19/08/2026)
10