Notícias nos Estados
Publicado: 15/04/2025 | 06:43
MG: Atendendo a pedidos do SINDSEMPMG, PGJ autoriza indenização de férias-prêmio possibilitando requere-las ao longo de todo o ano

A Procuradoria-Geral de Justiça atendeu duas importantes reivindicações da categoria que vinham sendo reforçadas constantemente pelo SINDSEMPMG: a autorização para os servidores solicitarem a conversão em pecúnia de suas férias-prêmio e a possibilidade de requererem ao longo de todo o ano.
A Procuradoria-Geral de Justiça atendeu duas importantes reivindicações da categoria que vinham sendo reforçadas constantemente pelo Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais - SINDSEMPMG: a autorização para os servidores solicitarem a conversão em pecúnia de suas férias-prêmio e a possibilidade de requererem ao longo de todo o ano.
Em fevereiro deste ano, o Sindicato reivindicou à Administração Superior, através do Ofício nº 05/2025, a indenização das férias-prêmio e a possibilidade de solicitá-las ao longo de todo o ano (relembre). Na sequência, a demanda também foi inserida como um dos itens da Pauta de Reivindicações 2025 aprovada em Assembleia Geral realizada em março, sendo assim reiterada ao PGJ.
A indenização solicitada até a próxima segunda-feira (21/04), será paga em maio. Fique atento ao prazo!
A seguir, seguem informações complementares obtidas junto à administração.
1. Recebi minhas novas férias em janeiro. Posso vendê-las?
As férias somente podem ser objeto de venda após completarem, no mínimo, um ano de aquisição, conforme estabelece a Resolução nº 54/2015.
2. O sistema permanecerá aberto durante o ano todo?
Sim. Os servidores poderão solicitar a indenização ao longo de todo o ano. As solicitações recebidas até o dia 15 do mês vigente serão pagas no mês subsequente.
3. Qual é o número mínimo e máximo de dias que posso solicitar?
O mínimo é de um dia. Quanto ao máximo, embora não haja uma definição oficial para este ano, com base nos anos anteriores, considera-se o limite de 30 dias.
4. Se eu vender parte das férias e restarem menos de cinco dias, perderei esse saldo?
Não. No Ministério Público, nenhum saldo é perdido. Mesmo que reste apenas um pequeno saldo, será possível usufruí-lo posteriormente.
5. E se eu esquecer a data e solicitar após o dia 21/04, mesmo com o sistema ainda aberto?
Não há problema. Contudo, o pagamento será realizado apenas no mês de junho.
6. O que acontece se eu não marcar a opção "havendo indeferimento, indenizar"?
Nesse caso, o servidor será automaticamente colocado em gozo de férias. A ausência de marcação da opção implica que, mesmo havendo indeferimento da chefia, não será concedida a indenização.
7. Posso "adiantar" e solicitar agora?
Não. É necessário aguardar o lançamento do valor na aba “Saldo Indenizável”. Somente após isso será possível realizar a solicitação, conforme descrito na imagem:

8. Atenção: solicitações feitas de forma incorreta, por antecipação indevida ou falta de atenção aos detalhes, normalmente não são processadas e, consequentemente, não resultam em pagamento.
9. Fiquem atentos aos prazos, certifiquem-se de marcar corretamente a opção "havendo indeferimento, indenizar", e evitem solicitar em períodos em que estejam ausentes por feriados prolongados ou similares.
Fonte: Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado de Minas Gerais - SINDSEMPMG
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
Celebração ao Dia do Trabalhador na Câmara reforça unidade e mobilização no Congresso com foco em conquistas históricas (6521 views • 06/05/2026)
02
CSPB participa de reuniões estratégicas sobre o PL da Negociação Coletiva e reforça construção conjunta com relator André Figueiredo (6001 views • 07/05/2026)
03
Câmara aprova fim da escala 6x1 e CSPB reforça mobilização por vitória histórica no Senado (5512 views • 28/05/2026)
04
CSPB reforça protagonismo no Senado e cobra avanço da negociação coletiva no setor público (5304 views • 05/05/2026)
05
CSPB reforça protagonismo nacional na construção do PL da Negociação Coletiva e amplia articulação política em defesa dos servidores públicos (5304 views • 15/05/2026)
06
CSPB reforça apoio à Carreira Finalística do MTE e defende fortalecimento da mediação das relações de trabalho no Brasil (5172 views • 20/05/2026)
07
Ministério da Justiça convida servidores a participarem de pesquisa sobre gênero na Segurança Pública (5119 views • 12/05/2026)
08
Servidores endividados exigem mais empenho da classe política para o enfrentamento dessa anomalia social (5038 views • 27/05/2026)
09