Notícias
Publicado: 2/04/2024 | 06:24
Cresce número de relatos de golpe dos precatórios contra servidores. Saiba como se proteger

Bandidos se passam por profissionais para oferecem serviços a fim de agilizar liberação de valores
Bandidos se passam por profissionais para oferecem serviços a fim de agilizar liberação de valores
por Gustavo Silva
Recentemente, entidades do funcionalismo das três esferas fazem relatos parecidos: indivíduos se passam por advogados e enviam mensagens ou ligam para servidores, propondo a liberação de precatórios residuais. Nesses contatos feitos pelos criminosos, eles oferecem serviços para agilizar a liberação dos valores e até fornecem nomes de escritórios, incluindo aqueles que têm ações da própria entidade.
Por causa disso, a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) emitiu um alerta para os estatutários das três esferas. Diante desse cenário, a associação orienta aos associados para não darem seguimento a essas conversas e bloquearem imediatamente os contatos.
"É importante ressaltar que toda e qualquer comunicação relacionada a precatórios partirá diretamente da própria entidade e nunca de terceiros ou escritórios", complementa.
Cai quem quer
Além disso, a Justiça Federal lançou uma campanha de prevenção contra golpes relacionados ao pagamento de precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPV) — indenizações de até 60 salários mínimos (R$ 84.720) —, especialmente após o governo federal liberar recursos para quitar dívidas judiciais. Com a divulgação sobre a liberação dos valores para milhões de pessoas, houve um aumento significativo da atividade de aproveitadores, que buscam enganar os beneficiários.
A campanha da alerta que não há nada que se possa fazer para apressar o pagamento de um precatório e orienta que qualquer pessoa que tenha valores a receber deve evitar contatos de terceiros sobre o assunto. O recomendado é sempre buscar esclarecimentos diretamente com o advogado responsável pelo processo.
A Justiça ressalta ainda que não cobra taxas para o pagamento de precatórios ou para a obtenção de declarações. E oferece algumas orientações para evitar golpes:
1 - Se receber ligações ou mensagens de alguém que se apresente como autorizado a transferir o crédito, interrompa o contato e procure seu advogado ou a Justiça Federal
2 - Caso seja contatado por alguém interessado na compra de seus créditos, tome cuidado e peça orientação a seu advogado antes de tomar qualquer decisão
3 - Desconfie de ofertas de pessoas desconhecidas
4 - Busque sempre informações oficiais sobre a previsão de pagamento de seus precatórios nos portais da Justiça Federal responsáveis
5 - Sempre verifique endereços e telefones em sites oficiais da Justiça Federal para garantir que está em contato com o órgão correto
Para esclarecer dúvidas comuns, a Justiça Federal fornece informações adicionais:
Descobri que meu precatório foi retirado. Como saber quem recebeu?
Faça um requerimento ao banco responsável ou procure seu advogado para mais informações.
É preciso alvará para receber?
Normalmente não, mas em casos específicos pode ser necessário. Consulte o Juízo responsável.
Quem pode receber o precatório?
O beneficiário ou seu advogado, desde que tenha procuração. O beneficiário não depende da presença do advogado para efetuar o saque.
Fonte: Coluna Servidor Público - Jornal Extra
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB denuncia sabotagem e tomará providências após retirada do PL 1893/2026 da pauta da Câmara (4493 views • 12/08/2026)
02
CSPB celebra vinculação do Sindsprev-RJ e amplia força na defesa dos serviços públicos (4483 views • 13/08/2026)
03
CSPB e Centrais Sindicais avançam no diálogo com o PL para destravar votação do PL 1893/2026 (4275 views • 20/08/2026)
04
SC: No II Encontro Jurídico da NCST-SC e Fetramesc, CSPB destaca Negociação Coletiva e atuação sindical (4271 views • 17/08/2026)
05
CSPB une forças pelo fim da contribuição previdenciária de aposentados e reafirma apoio à ‘Carta de Brasília’ (4271 views • 14/08/2026)
06
Movimentos preparam o 30/8, Dia Nacional de Mobilização pelo Fim da Escala 6×1 (3997 views • 19/08/2026)
07
Lula dá largada à campanha de 2026 com soberania no centro da disputa (3967 views • 17/08/2026)
08
Clã Bolsonaro deve responder por alta traição e lesa-pátria, diz chanceler (3964 views • 10/08/2026)
09
Lula chega à campanha com mais de 10 milhões de novos empregos formais (3918 views • 18/08/2026)
10