Notícias nos Estados
Publicado: 15/06/2018 | 07:12
BA: Dia do Fico na Luta foi sucesso! Servidores municipais realizaram uma grande manifestação na Praça Municipal
O ato unificado foi organizado pela APLB-Sindicato e Sindseps, com a participação de outras entidades representativas dos servidores municipais.
O ato unificado foi organizado pela APLB-Sindicato e Sindseps, com a participação de outras entidades representativas dos servidores municipais.

O dia 13 de junho foi um dia de luta para os trabalhadores em Educação do município de Salvador. Com as atividades paralisadas por 24 horas, a categoria realizou o Dia do Fico na Luta, com manifestação a partir das 13:30h, na Praça Municipal, juntamente com os demais servidores municipais. O ato unificado foi organizado pela APLB-Sindicato e Sindseps, com a participação de outras entidades representativas dos servidores municipais.
Com faixas, cartazes, apitos e muita disposição de luta os servidores mostraram ao Executivo Municipal a sua indignação e descontentamento com a gestão do município, principalmente em relação às políticas para as áreas essenciais, como saúde e educação, e com os recorrentes ataques aos direitos dos trabalhadores.
Unidos contra as políticas neoliberais de Temer e ACM Neto, os servidores devem continuar cumprindo as agendas específicas de cada segmento, na luta contra a política de arrocho salarial do prefeito e contra a retirada de direitos dos trabalhadores.
Na Praça, as lideranças sindicais se revezaram ao microfone para destacar a importância da continuidade do movimento. A direção da APLB-Sindicato conclamou os educadores para reforçar a mobilização da Campanha Salarial 2018 e chamou a atenção para a agenda, aprovada em assembleia, que deverá ser cumprida pela categoria após o recesso junino, a qual inclui a participação no Desfile Cívico do Dois de Julho; o retorno no dia 03/7, com aula de cidadania para alunos e pais; a reunião de representantes no dia 04/7; e a assembleia geral do dia 05/7, quando poderá ser votada a deflagração de uma greve da categoria.
Os demais servidores da prefeitura da Salvador voltaram a se manifestar contra a proposta apresentada pelo prefeito ACM Neto, que prevê a exclusão da progressão de salários do plano de cargos e carreiras dos servidores e, inclusive, aprovaram durante o ato uma paralisação de 72 horas, a partir de segunda-feira, 18, com manifestações diárias em frente à Câmara de Vereadores.
Além dos pronunciamentos e palavras de ordem, a manifestação ganhou reforço com a participação de uma dupla de repentistas, que deu o tom cultural ao movimentado ato político.
Fonte: Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais - Fesempre com informações do APLB-Sindicato
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5781 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5454 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5017 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4933 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4814 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4730 views • 08/07/2026)
07
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4645 views • 01/07/2026)
08
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4400 views • 21/07/2026)
09
CSPB e Sindfazenda reforçam parceria em defesa dos servidores públicos e da negociação coletiva (4393 views • 02/07/2026)
10