Notícias
Publicado: 1/10/2013 | 10:38
Políticas públicas para o livro, a leitura e biblioteca são tema de audiência pública
A Comissão de Educação e a Comissão de Cultura promovem hoje, às 9h30, audiência pública conjunta sobre as políticas públicas para o livro, leitura e biblioteca.

por Valmir Ribeiro
Nesta terça-feira (1º), a partir das 15h00, no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, a comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 90/11 irá debater a inclusão do transporte entre a relação de direitos sociais estabelecidos na Constituição Federal.
Atualmente, a Constituição Federal contempla 11 direitos sociais, são eles: alimentação; saúde; trabalho; educação; lazer; moradia; segurança; previdência social; assistência aos desamparados; proteção à infância e proteção à maternidade. De acordo com a autora da PEC, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), a inclusão do transporte deve garantir prioridade à políticas públicas para o setor.
Segundo Erundina “Um dos aspectos fundamentais a serem analisados é o da política tarifária. Os gestores do transporte público defrontam-se, no mundo inteiro, com o dilema de manter a prestação de um serviço adequado, a um preço que a população possa pagar", disse. A parlamentar propôs debate junto com os deputados Nilmário Miranda (PT-MG) e Carmem Zanoto (PPS-SC).
O Diretor de Assuntos de Assuntos do Poder Legislativo da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), João Paulo Ribeiro, acredita que “é de suma importância a inclusão desse direito na Constituição. O problema é que, com o pós-neoliberalismo, o capital se apropria das concessões públicas para gerar lucro privado. Isso, para nós, é um absurdo. Nós defendemos que que é público deve ser gestado pelo poder público e atendido por profissionais de carreira. A mobilidade é uma coisa pública e para tanto não deveria ser objeto de lucro”, alegou.
Participam do debate:
- o presidente da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires;
- o presidente da Comissão Nacional de Direitos Sociais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Nilton da Silva Correia.
- o representante da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam) Getúlio Vargas Junior e;
- o engenheiro e ex-secretário de Transporte do Município de São Paulo, Lúcio Gregori.
Fonte: SECOM/CSPB com informações da Agência Câmara
Compartilhe essa notícia
Mais lidas dos últimos 30 dias
01
CSPB participa de reunião extraordinária do Instituto Servir Brasil e reforça unidade pela aprovação do PL 1893/2026 (5801 views • 07/07/2026)
02
CSPB intensifica articulação para construir consenso e viabilizar aprovação da negociação coletiva no serviço público (5464 views • 10/07/2026)
03
CSPB celebra avanço histórico da negociação coletiva e convoca mobilização nacional pela aprovação do PL 1893/2026 (5028 views • 02/07/2026)
04
CSPB repudia perseguição a dirigentes sindicais e anuncia reação política e jurídica em defesa da liberdade sindical (4951 views • 15/07/2026)
05
CSPB lança ‘Carta de Compromisso 2026’ para pautar a defesa do serviço público nas eleições (4833 views • 09/07/2026)
06
CSPB reforça articulação por consenso para viabilizar aprovação do PL da Negociação Coletiva (4752 views • 08/07/2026)
07
Nota Técnica do MPT fortalece atuação dos sindicatos na fiscalização de contratos terceirizados (4710 views • 21/07/2026)
08
FMI reconhece fracasso das privatizações e aponta nova onda estatal (4667 views • 01/07/2026)
09
CSPB amplia articulação política e convoca servidores para audiência pública decisiva sobre a negociação coletiva no serviço público (4664 views • 23/07/2026)
10