CSPB e CLATE se somam ao Dia da Integração dos Povos da América Latina e do Caribe
Convocado por organizações sociais, sindicais e políticas de todo o continente, ato internacional acontecerá entre os dias 7 e 9 de dezembro na cidade de Foz do Iguaçu , na Tríplice Fronteira do Brasil, Argentina e Paraguai . CSPB e CLATE juntam-se à chamada
O Dia da Integração dos Povos da América Latina e do Caribe, convocado por diferentes articulações de movimentos populares, camponeses, sindicais, estudantes, feministas, ambientalistas, povos originários, afrodescendentes, jovens, direitos humanos, acadêmicos e intelectuais, entre os quais estão o Comércio Centro Sindical das Américas (CSA).
Além disso, contará com convidados especiais como o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ex-presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, para debater, refletir e compartilhar pontos de vista entre os diversos atores sociais sobre como construir processos de integração que reafirmem a defesa da democracia e da soberania do povo.
O encontro será realizado no âmbito das iniciativas de integração promovidas por Lula e “Pepe”, que expressaram: “para defender o que resta de soberania, é preciso unir interesses numa política de longo prazo e tirar conclusões dos fracassos que vivenciamos, porque em última análise os fenômenos de integração eram preocupações políticas dos políticos, dos intelectuais, mas não tinham povo, não se materializaram nas nossas cidades”.
Outras personalidades como Adolfo Perez Esquivel, ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Argentina; João Pedro Stedile, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Brasil; Carol Proner, da Associação Brasileira de Juristas e Rafael Freire, Secretário-geral do CSA.
O encontro também pretende promover uma dinâmica de diálogo entre as diferentes forças para debater os eixos: crise sistémica do capitalismo; ameaças à Paz; a soberania dos povos, além de realizar um diagnóstico económico, político e cultural da região. Desafios da nossa América num contexto de direitos avançados a nível global.
Fonte: Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais - CLATE
|