Subrac 2022 aprova Carta para Lula e Resolução em Defesa da Democracia




Nos dias 10 e 11 de agosto, foi realizado em São Paulo, o Encontro Sub-Regional da Internacional de Serviços Públicos (Subrac ISP/Brasil 2022). Dezenas de representantes de sindicatos de servidores públicos brasileiros se reuniram para discutir as perspectivas das lutas internacionais, pautas e ações prioritárias para a classe trabalhadora, como o perfil da atuação e representação sindical, causadas pela reforma trabalhista.

A atividade foi coordenada por Denise Mota Dau, secretária Sub-Regional da ISP Brasil e contou com a participação do secretário geral das Américas, Jocélio Drummond.

 

Denise Mota Dau, Jocélio Drummond e Kátia Rodrigues


Membro do Comitê Executivo Regional Interamericano da Internacional de Serviços Públicos (IAMREC), nossa diretora de Assuntos da Mulher Kátia Rodrigues representou a Fessp-Esp, a CSPB e a NCST-SP.

Kátia Rodrigues relatou as lutas e ações integradas pela Fessp-Esp. “Temos feito um trabalho árduo a defesa da votação Decreto de Lei 22/2020, na Alesp, que suspende o confisco das aposentadorias.  Também integramos o movimento “Mulheres com Lula”. Além disso, participamos do Núcleo SP da Auditoria Cidadã da Dívida, que agora no dia 24 lança em São Paulo a campanha pela limitação de juros no Brasil”, ela informou.

Segundo ela, a atividade realizada de forma híbrida foi um sucesso, assim como a riqueza de conteúdo dos debates que servirá para nortear as discussões e resoluções para o ISP Brasil. “A cada Subrac é mais conhecimento e aprendizado. São muitas realidades dentro de uma realidade. Vários segmentos do setor público lutando juntos por um serviço público de qualidade”, avalia a dirigente.





Transversalidade das Comissões – Kátia também citou a importância da integração entre as comissões de mulheres, raça,  lgbtqia+, entre outras. “São experiências que trocamos. Trabalhos que fazemos em conjunto. É uma construção fundamental para direcionar o trabalho das pastas de dentro dos sindicatos. No entanto, as entidades precisam dar mais importância a esses temas”, alerta a diretora de Assuntos da Mulher da Fessp-Esp.

Carta para Lula – Entre as resoluções do Encontro, os sindicalistas aprovaram Carta de Compromisso ao Lula, com a pauta dos trabalhadores do setor. O texto também alerta para a proteção ao trabalhador brasileiro e a necessidade de compromisso pela ratificação no Brasil da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Violência e Assédio no Trabalho. Clique e leia.

Além disso, foi aprovada a Resolução que declara adesão da entidade à mobilização nacional em defesa da democracia e por eleições livres. “Entendemos que as possibilidades de derrotar Bolsonaro e todo o retrocesso que ele representa, depende de nossa capacidade de organização, mobilização e conscientização. Por isso nos somamos à grande frente da sociedade em defesa da democracia e contra as constantes ameaças golpistas”, defende o documento e finaliza: “Seguimos lutando por direitos e pela democracia, em defesa do povo acima do lucro”.

O que é a ISP – A Internacional dos Serviços Públicos é uma Federação sindical global que representa 20 milhões trabalhadores que prestam serviços públicos vitais em 163 países. A entidade defende os direitos humanos, justiça social e promove o acesso universal a serviços públicos de qualidade. A ISP trabalha com o sistema das Nações Unidas e em parceria com o trabalho, a sociedade civil e outras organizações.




Fonte: Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo - Fessp-Esp
 


URL for news «Subrac 2022 aprova Carta para Lula e Resolução em Defesa da Democracia»   -
«PORTAL DA CSPB»   -