CSPB se reúne para analisar situação da categoria de trabalhadores da Ebserh



por Hélio de Albuquerque
edição de Grace Maciel
Fotografia Júlio Fernandes



O presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, e o diretor Executivo da entidade, Sebastião Soares, receberam, nesta quarta-feira (25), a coordenadora de Saúde Norte e Nordeste da confederação, Auricélia Lopes, e representantes dos trabalhadores ligados à Ebserh para avaliar a posição unilateral da empresa em impor um plano de reposição da greve realizada no período de 13 a 24 de novembro de 2017.

Na ocasião, João Domingos reafirmou aos participantes da reunião, os dirigentes sindicais Rodolfo Araujo, André Luiz Silva, Edileuso Souza, Adriano Furtado e Leidiane Aparecida Torres (além de Sebastião e Auricélia), que não houve nenhuma reunião da Ebserh com a CSPB para definir o plano de reposição que passará a contar a partir de 9 de dezembro de 2017, data de assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho. "Precisamos restabelecer o diálogo, como forma de resolver  os conflitos de relações de trabalho no âmbito da Ebserh, não é possível estarmos num Estado Social de Direito em que o gestor público desrespeita os representantes sindicais legítimos dos trabalhadores". Ressaltou o líder sindical.

Para Sebastião Soares, os empregados tiveram uma grande vitória, apesar de todas as retaliações da empresa contra os empregados.”A greve foi vitoriosa, pois a Ebserh negava qualquer reajuste salarial. A CSPB deseja a revisão do posicionamento de cobrança de compensação das horas da greve e entende a medida adotada como postura de retaliação da empresa”. Ressaltou.

Após o movimento grevista pela CSPB e os sindicatos de base da categoria, a diretora da EBSERH, Mara Annunciato, solicitou mediação do Tribunal Superior do Trabalho- TST, que deliberou o encaminhamento da cláusula remuneratória para dissídio coletivo, sendo o Ministério Público do Trabalho- MPT,  quem emitiu parecer técnico de reajuste de 4,5% incidindo, também, sobre os auxílios:  creche, alimentação e pessoa com deficiência.

Secom/CSPB


 



URL for news «CSPB se reúne para analisar situação da categoria de trabalhadores da Ebserh»   -
«PORTAL DA CSPB»   -