Aberta inscrições de mestrado em sociologia para professores de escolas públicas




O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) é gratuito e presencial, em nível de pós-graduação stricto sensu, sendo reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. O curso é voltado para professores da educação básica que lecionam em escolas públicas de todo o país, os candidatos que atenderem os requisitos estabelecidos do programa da Capes vão  receber bolsa auxílio de R$ 1.200 para realizar o curso de mestrado profissional.
A chamada de Bolsa de Formação Continuada é um auxílio aos professores que exige dos docentes, como contrapartida, o compromisso de continuar em exercício na rede pública por um período de pelo menos cinco anos após a conclusão do mestrado. O não cumprimento pelo aluno-bolsista do compromisso implicará na devolução dos valores aplicados.

Esta é a primeira vez que o programa é realizado nacionalmente. Antes, o mestrado profissional nos moldes do que está em curso era ofertado apenas pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O Profsocio é coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e oferecido em nove instituições de educação superior públicas do Brasil. Os interessados poderão se inscrever em uma delas.

As instituições participantes são:

Fundaj, em Recife; Universidade Estadual de Londrina (UEL), em Londrina (PR); Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), em Sobral (CE); Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Marília (SP); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Campina Grande e em Sumé (PB); Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza; Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA).

Para se inscrever é necessário pagamento de taxa no valor de R$ 60. As aulas estão previstas para começar em março. Cada instituição, porém, terá calendário próprio, que deverão divulgar em edital específico de matrícula. Já a duração do curso é de 24 meses. O processo de seleção será realizado mediante prova escrita de conhecimentos e defesa da carta de intenções.

As vagas são oferecidas por meio do Sistema Universidade Aberta Brasil (UAB), conferindo o título de Mestre em Sociologia. O programa tem por objetivo propiciar formação continuada para professores de sociologia que atuam ou desejam atuar na educação básica. Constam como linhas de pesquisa educação, escola e sociedade; juventude e questões contemporâneas, e práticas de ensino e conteúdos curriculares.

 

 

Secom CSPB com informações do Ministério da Educação



URL for news «Aberta inscrições de mestrado em sociologia para professores de escolas públicas»   -
«PORTAL DA CSPB»   -