SP: Diretores da Fessp-Esp e CSPB participaram do Encontro da ISP que debateu o tema "Justiša Fiscal"



Nos dias 11 e 12 de abril de 2017, a ISP (Internacional de Serviços Públicos) do Brasil, com o apoio da FES (Friedrich Ebert Stiftung), realizou em São Paulo, o “Encontro ISP pela Justiça Fiscal”. O Evento, que é feito anualmente, reuniu dezenas de representantes de entidades filiadas a Internacional de Serviços Públicos – ISP, para debater a Justiça Fiscal e os reflexos das políticas tributárias praticadas pelo “Estado” e seus impactos na sociedade. O palco do evento foi o auditório da Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) no centro de São Paulo.

A Fessp-Esp esteve no evento na presença de seus diretores: Mauro de Campos (Diretor de Assuntos de Servidores Estaduais e diretor da CSPB), Paulo Carvalho Catelan (Diretor de Assuntos Jurídicos) e Kátia Rodrigues (Diretora de Assuntos da Mulher). Sindicalistas de entidades filiadas à Fessp-Esp também participaram do encontro. Foram eles: Diego Antonio Arsenio Brea Fernandez, representando a Apase (Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de São Paulo); Gilson Pimentel Barreto, presidente do Sindcop (Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Paulista), acompanhado de membros de sua diretoria. Alfredo Maranca, presidente do Sinafresp (Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo) também marcou presença.



A CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) esteve representada por sua diretora Maria José da Silva, acompanhada pelo 2º secretário-geral da Fenajud, Israel Borges.

Os palestrantes dos dois dias de encontro foram: Gabriel Casnati (ISP Brasil), Marilane Teixeira (economista e pesquisadora no Cesit/Unicamp), Paulo Gil (Instituto Justiça Fiscal), Rita Berlofa (presidente da UNI), Vilani Oliveira (presidente da Confetam) e Leandro Ferro (Diretor de Comunicação e Eventos do Sinafresp). Entre os temas debatidos, destacam-se: Alternativas para uma Reforma Tributária, Justiça Fiscal e Gênero, Concorrência Tributária e o caso do Rio de Janeiro, Evasão de Divisas e a Perspectiva Sindical sobre a Justiça Fiscal e Subsídios Governamentais.

Jocelio Henrique Drummond, secretário regional da ISP para Interamérica, conduziu os debates e disse que a adesão dos encontros da ISP que debatem a Justiça Fiscal só tem aumentado. “A cada ano, vemos mais companheiros interessados em debater as questões fiscais e tributárias que tanto colaboram com a desigualdade e injustiça que temos em nosso país. A ISP continuará dando todos os subsídios para que as entidades sindicais possam produzir um elaborado trabalho a respeito da Justiça Fiscal, para que juntos possamos propor soluções para o Brasil”, ressaltou Jocelio.

O diretor da Fessp-Esp, Paulo Carvalho Catelan, levantou questões e apontamentos aos palestrantes sobre a Justiça Fiscal. “Encontramos, no Brasil, muitas travas para praticarmos uma política fiscal mais justa. Temos que buscar formas de realizar uma Reforma Tributária, pois a necessidade de mudanças em nossa legislação fiscal é imensa. Devemos nos utilizar de exemplos internacionais que encontraram sucesso para pressionarmos os legisladores de nosso país”, destacou o diretor.

Mauro de Campos, diretor adjunto de Imprensa, Divulgação e Relações Públicas da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB e diretor de Assuntos dos Servidores Estaduais da Fessp-Esp, produziu várias intervenções, durante os debates, acerca dos propósitos da Justiça Fiscal e a necessidade do movimento sindical acompanhar o desenvolvimento das publicações da legislação fiscal, primordialmente no que tange aos impactos profundos que os ajustes fiscais e legislação tributária causam nas relações de trabalho. “É preciso que o movimento sindical crie musculatura e departamentos especializados para acompanhamento da legislação fiscal”, disse o diretor. Importante ressaltar que a ISP mantém um fórum de informações acerca do tema “Justiça Fiscal, destacando alguns sites importantes para conhecimento da “Justiça Fiscal”.






Fonte: Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo - Fessp-Esp



URL for news «SP: Diretores da Fessp-Esp e CSPB participaram do Encontro da ISP que debateu o tema "Justiša Fiscal"»   -
«PORTAL DA CSPB»   -