Nota de repúdio e solidariedade

23/05/2025 | 12:36





por João Domingos Gomes dos Santos


A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB, representando trabalhadores e trabalhadoras do serviço público em todo o país, vem a público repudiar veementemente as graves ameaças de morte e desaparecimento dirigidas ao companheiro Rodolfo Aguiar, secretário-geral da Associação dos Trabalhadores do Estado (ATE) da Argentina (saiba mais).

As mensagens criminosas recebidas pelo líder sindical, que incluíam frases como "Reze pela sua vida" e "Temos que fazer esse merda desaparecer", são inaceitáveis em qualquer sociedade que se pretenda democrática. Tais atitudes violentas e intimidadoras não apenas atentam contra a vida de um defensor dos direitos dos trabalhadores, mas também buscam silenciar a legítima luta sindical e a liberdade de expressão.

A CSPB expressa total solidariedade a Rodolfo Aguiar, à ATE e à Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais - CLATE, reforçando que a violência política e sindical não pode ser tolerada. Exigimos que as autoridades argentinas apurem com rigor esse grave episódio e garantam a segurança do companheiro Aguiar, punindo os responsáveis conforme a lei.

Em um momento em que setores reacionários e antidemocráticos tentam criminalizar os movimentos sindicais e restringir direitos, é fundamental que a unidade da classe trabalhadora se fortaleça contra todas as formas de opressão.

Nenhum trabalhador ou trabalhadora deve temer por sua vida por defender justiça social e direitos trabalhistas. Seguiremos firmes na resistência e na luta por uma América Latina mais justa e igualitária.
 

João Domingos Gomes dos Santos
Presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB




Secom/CSPB
 
.