Portaria do governo federal promete capacitação para policiais civis invstigarem crime organizado
31/03/2025 | 11:39
Portaria nº 615/2025 cria Projeto Integra, que prevê compartilhamento de tecnologias e capacitação das Polícias Civis para combate a criminalidade organizada

por Gustavo Silva
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou a Portaria nº 615/2025, que tem como objetivo fortalecer a capacidade investigativa das Polícias Civis dos estados e do Distrito Federal. A medida, voltada para o combate às organizações criminosas, propõe o compartilhamento de ferramentas tecnológicas que permitem o desbloqueio, a extração, análise e armazenamento de dados de dispositivos móveis. Além disso, a portaria também estabelece a capacitação dos servidores das forças de segurança que utilizarão essas soluções.
O Projeto Integra, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc), é a principal iniciativa dessa portaria. Ele está dividido em três áreas principais: a aquisição, fornecimento e entrega de equipamentos e soluções tecnológicas; a capacitação, nivelamento e apoio técnico aos servidores; e o cadastro e acesso dos usuários dos entes federativos. A coordenação do projeto é da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
A adesão ao Projeto Integra será possível por meio de um acordo de adesão que será firmado entre o MJSP e as Polícias Civis dos estados e do Distrito Federal, definindo as contrapartidas de cada parte.
Os equipamentos e soluções tecnológicas fornecidos pelo MJSP poderão ser doados às unidades da Federação ao término do acordo, garantindo a continuidade do uso dos recursos no combate à criminalidade.
Fonte: Coluna Servidor Público - Jornal Extra