Fenasppen prestigia cerimônia de transmissão de cargo no MJSP
9/02/2024 | 06:46
Na oportunidade o presidente da Fenasppen e diretoria conversaram com o ministro Ricardo Lewandowski sobre a necessidade e importância da Lei Orgânica da Polícia Penal. O Ministro relatou que entende a necessidade dessa Lei orgânica e pediu para que fosse agendada uma reunião especificamente para tratar do assunto
Na última quarta-feira, 01/02, a convite do Executivo, o presidente e diretoria da Fenasppen estiveram presentes nas cerimônias de posse e de transmissão de cargo do novo ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, que ocorreram em Brasília, respectivamente no Palácio do Planalto, durante a parte da manhã, e na sede do Ministério da Justiça, na parte da tarde.
Durante seu discurso, no Planalto, o novo ministro da pasta enfatizou que a prioridade será a segurança pública, o combate ao crime organizado por meio de parcerias com estados e municípios e centralização informações de inteligência.
“O combate à criminalidade e à violência precisa ir além de uma enérgica e permanente intervenção policial, demandando a execução de políticas públicas que permitam superar esse verdadeiro apartheid social que continua segregando boa parte da população brasileira”, salientou o novo ministro.
Durante a transmissão do cargo, no período da tarde, o senador Flávio Dino que será empossado ministro do Supremo Tribunal Federal, agradeceu e pediu uma salva de palmas a todos os profissionais de segurança pública do país que, apesar de muitas vezes incompreendidos são, em sua grande maioria, pessoas sérias e comprometidas com os interesses da sociedade.
Após o término da cerimônia, o presidente da Fenasppen e diretoria conversaram com o ministro sobre a necessidade e importância da Lei Orgânica da Polícia Penal. O Ministro relatou que entende a necessidade da Lei orgânica e pediu para marcarmos uma reunião especificamente para tratar do assunto. Em seguida, o Ministro, se dirigiu a diretora Diana Moreira e falou de sua preocupação com as mulheres da segurança pública e das injustiças sofridas. Esclareceu que tem planos de desenvolver um projeto para as policiais femininas, para isso, precisa ouvir o que as mulheres policiais dos diversos segmentos tem a dizer e pretende começar ouvindo as Policiais Penais Femininas.
A Fenasppen informa que já está sendo articulada uma reunião com o novo ministro e também pré-agendada reunião, com o secretário da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), André de Albuquerque Garcia, recém empossado, para apresentação da proposta de Lei geral da Polícia Penal e demandas da categoria.
Estiveram presentes na cerimônia de posse e de transmissão de cargo, o presidente da Fenasppen, Fernando Anunciação, acompanhado pelos diretores Gentil Ney (Policia Penal Federal), Diana Moreira (SINSEP-GO), André Santiago e Lorival Motta (SINSAPP/MS).
Fonte: Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários e Policiais Penais - Fenasppen