Diretor de Relações Internacionais representa CSPB em Conferência Internacional da CLATE

14/12/2023 | 07:26





O Diretor de Relações Internacionais da CSPB, Secretário-geral Suplente da CLATE e Presidente da Fessergs, Sérgio Arnoud, participou nesta quarta-feira (13/12) de uma importante Conferência Internacional de Servidores Públicos. O líder sindical representou o presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil, João Domingos Gomes dos Santos, que não pôde participar por motivos de agenda.

 
Sérgio Arnoud - Diretor de Relações Internacionais da CSPB


O encontro virtual foi promovido pela CLATE - Confederação Latinoamericana e do Caribe de Trabalhadores Estatais e teve a participação de representantes das Américas e de dirigentes da União Pan-Russa dos Trabalhadores das Instituições Estatais e Serviços Públicos da Federação Russa (PWGU). O tema central foi o papel dos sindicatos no mundo moderno. Foi discutida também a luta pela implementação da Convenção 151 da OIT, que garante a organização sindical, o direito de greve e a negociação coletiva para os servidores públicos.

Na conferência internacional online, ambas as organizações representativas dos servidores públicos da América Latina, do Caribe e da Federação Russa debateram e trocaram “experiências de trabalho no âmbito da cooperação”.

Presentes em nome da CLATE desde a sede da Presidência na Cidade de Buenos Aires: Julio Fuentes, presidente; Martín Pereira, secretário-geral da Confederação e chefe da Confederação de Organizações de Funcionários do Estado (COFE) do Uruguai e Matías Fachal, secretário-geral da Federação Judiciária Argentina (FJA) e secretário suplente de formação da CLATE.





Da mesma forma, conectaram-se através da plataforma virtual e de seus países: Percy Oyola Paloma, 3º vice-presidente da CLATE e presidente da UTRADEC Colômbia; Sergio Arnoud, Secretário Geral Suplente da CLATE e Relações Internacionais da CSPB do Brasil; Sergio Padilla, Presidente da CONFEPIDER do México e Secretário de Trabalhadores Migrantes; Ibis Fernández, da CITE do Peru e secretária de Desenvolvimento Sustentável da Confederação e Estérea Gonzalez, secretária de Comunicação da ATE Argentina e secretária suplente de Gênero da CLATE. Também esteve presente o Diretor de Relações Institucionais da CLATE e líder da ATE do Congresso Nacional, Maximiliano Rotundo.

Representando o sindicato russo, falaram seu presidente, Nikolay Vodianov, e vários líderes, tais como: Shelobanova OV, vice-presidente da PWGU; Shestakova TV,  vice-presidente; Barinov S. Yu. Eu, Presidente da Organização Pública Regional da Organização Sindical da Cidade de Moscou; Grigorieva ES C, Presidente da Organização Pública Inter-regional da União de São Petersburgo e da Região de Leningrado; Kalashnikova OA, Presidente da Organização Republicana dos Sindicatos do Tartaristão; Kornilova  EV, Presidente da Organização Regional do Sindicato de Krasnodar; Larionov AI,  Presidente da Organização Territorial Regional de Samara da União; Kharitonov VI,  Presidente da Organização Sindical da República da Chuváchia; Efimova OV,  Assistente do Presidente para o trabalho de informação e Fedchenko OV,  Diretor de Assuntos do Conselho da Federação Internacional de Sindicatos de Trabalhadores de Instituições Estatais e Serviços Públicos.

Participaram também na conferência Nina Kuzmina, vice-presidente da FNPR, reitora da Instituição Educacional dos Sindicatos de Ensino Superior «Academia do Trabalho e das Relações Sociais» e desde 2013, membro do Conselho Público do Ministério do Trabalho e Proteção Social de a Federação da Rússia. 

A reunião foi coordenada por Darío Fuentes, da Secretaria da Presidência da CLATE, e Elena Ivannikova, assistente do Presidente da União para Assuntos Internacionais.





Dois temas centrais também foram desenvolvidos durante a Conferência. Uma referia-se à Convenção 151 da OIT, na qual falaram Matías Cremonte, assessor jurídico da CLATE e presidente da Associação Latino-Americana de Advogados Trabalhistas (ALAL) e Tatyana Shestakova, vice-presidente do Sindicato Russo dos Funcionários Públicos.

O segundo tema referiu-se ao papel da Juventude. Ali discursaram Lorena Luján, da Confederação dos Funcionários do Estado (COFE) e Vera Pluskova, presidente do Conselho da Juventude.

No final, ambos os presidentes das organizações manifestaram a sua satisfação com este primeiro encontro e concordaram na importância de continuar a consolidar este vínculo de solidariedade e amizade internacional dos representantes dos servidores públicos, os líderes sindicais se comprometeram a organizar mais encontros virtuais e presenciais.




Secom/ CSPB com informações da Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do Rio Grande do Sul - Fessergs e da Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais - CLATE

 
.