Dirigentes da CSPB integram comissão de observadores na eleição do ATE Argentina

10/08/2023 | 13:19



O Presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos; e o Diretor de Relações Internacionais da entidade, Sérgio Augusto Jury Arnoud, são integrantes titulares da Comissão de Observadores Eleitorais da  CLATE, que reuniu lideranças sindicais de 6 países para apurar a lisura do processo eleitoral da ATE





Uma Comissão de Observadores formada por dirigentes da Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais - CLATE, com representantes de seis países da região, participou no dia 9 de agosto das eleições da Associação dos Trabalhadores do Estado Argentino (ATE), que renovou suas autoridades em nível nacional, provincial e seccional.

 O Presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos; e o Diretor de Relações Internacionais da entidade, Sérgio Augusto Jury Arnoud, são integrantes titulares da Comissão de Observadores Eleitorais da  CLATE, que reuniu lideranças sindicais de 6 países para apurar a lisura do processo eleitoral da ATE.


Assista:






Organizados em cinco grupos de trabalho, os integrantes da comissão percorreram diversas seções eleitorais na Cidade Autônoma de Buenos Aires, na cidade de Rosario, e nos municípios de Quilmes, La Plata, Ensenada e Morón, na província de Buenos Aires.





A equipe de João Domingos Gomes dos Santos da CSPB do Brasil e Juan Camilo Bustamante, da ASEMUCH do Chile, percorreu as mesas montadas no Congresso da Nação Argentina (tanto na Câmara dos Senadores quanto na Câmara dos Deputados); na Administração Nacional de Seguridade Social (ANSES) e no Programa de Assistência Médica Integral (PAMI).





Eles viajaram para a cidade de Rosário, a segunda mais importante da Argentina, a líder do COFE do Uruguai, Lorena Luján e Sergio Arnoud, Relações Internacionais da CSPB do Brasil e secretário geral adjunto da CLATE. Lá puderam verificar o desenvolvimento normal das eleições do ATE em mesas localizadas no hospital PAMI; nas escolas e no ramo sindical.

A equipe formada por Antonio Duarte Franco, subsecretário da SUTEYM do México e secretário-geral da UNTE do Paraguai, Narciso Castillo, percorreu as filiais das cidades portenhas de Quilmes e La Plata. Em ambas as cidades observaram o processo eleitoral nas mesas dos setores municipais e do Senado provincial da capital portenha.

O secretário geral da FJA, Matías Fachal, e a secretária suplente de Desenvolvimento Sustentável da CLATE, Cintia Ribas, da UNTE-SN-Paraguai estavam realizando a tarefa de observação eleitoral em diferentes setores do Hospital de Posadas, na cidade de Morón e o Estaleiro Río Santiago em Ensenada.





Neste dia, os trabalhadores e estatais filiados na ATE elegeram os órgãos sociais das 165 seccionais, 81 centros de reforma e a direcção nacional do sindicato. No total, foram mais de 9.000 cobranças contestadas, com a participação de 491 listas autorizadas.

A Comissão de Observadores destacou a elevada participação dos deputados estaduais neste processo eleitoral, destacando o empenho, vontade e trabalho coletivo dos membros da ATE para que esta eleição seja uma vez mais exemplar e transparente em todo o seu processo. Mais de 343.000 membros e filiados podem votar nas 3.503 urnas instaladas nas 23 províncias e na Cidade Autônoma de Buenos Aires.




Fonte: Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais – CLATE com adaptações da Secom/CSPB
 
.