Julio Fuentes: 'Pela plena vigência da Convenção 151 em nosso continente'

28/06/2023 | 05:59





Em um novo Dia Internacional dos Trabalhadores do Setor Público (em muitos países a data foi celebrada ontem - 27/06) e 45 anos após a ratificação da Convenção 151 da OIT, o presidente da CLATE fez um chamado para continuar promovendo ações para que esta norma seja ratificada e implementada em todos os países da América Latina e Caribe .

Em 27 de junho de 1978, após várias décadas de luta e ação política das organizações sindicais, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) sancionou a Convenção 151, que regulamenta as relações de trabalho na Administração Pública.

Graças a esta regra, os servidores públicos têm o direito de ter suas condições de trabalho não definidas unilateralmente pelos governos, mas por meio do mecanismo de negociação coletiva.

“45 anos se passaram e passos foram dados, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Ainda faltam muitos países para ratificar e implementar plenamente o direito à negociação coletiva no setor público”, lembrou Julio Fuentes.

"A CLATE aspira que quando celebremos 50 anos da sanção da Convenção, tenhamos uma ratificação no maior número de países possível. Esse é o nosso compromisso: dar às lutas e promover ações políticas necessárias para garantir que o direito à negociação coletiva seja universal em nosso continente”, disse o chefe da CLATE.







Fonte: Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais – CLATE 
 
.