Presidente da CSPB participa de tradicional programa argentino que discutiu ‘Emprego Público e Negociação Coletiva na América’
5/09/2024 | 07:36
Com participantes da Argentina, do Brasil, do Chile, do Panamá e do Paraguai, lideranças sindicais apresentaram os desafios da efetivação da Negociação Coletiva para os trabalhadores do setor público no continente
Nesta quarta-feira (05/09), o Presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, participou do programa “Bar del Encuentro 2º Ciclo”, do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Nacionais, Provinciais e Municipais da Argentina – UPCN (Unión Del Personal Civil De La Nación).
Nesta edição especial, o tradicional programa da UPCN reuniu participantes da Argentina, do Brasil, do Chile, do Panamá e do Paraguai. As lideranças sindicais apresentaram os desafios da efetivação da Negociação Coletiva para os trabalhadores do setor público no continente.
“No Brasil restabelecemos uma Mesa Permanente de Negociação neste governo Lula junto aos dos servidores federais. Entre os servidores Estaduais e Municipais a situação é bem distinta, sendo que nos municípios há muitos em que não há nenhuma forma de negociação com os servidores. Quando existe algum acordo nestes casos somente ocorrem após desgastantes greves que poderiam ser evitadas no processo de negociação”, argumentou Domingos.
O Presidente da CSPB também informou que a Confederação, em conjunto com representativas Centrais Sindicais brasileiras, segue atuando junto ao poder Executivo e Legislativo pela regulamentação e implementação do Marco Regulatório das Relações de Trabalho no Setor Público (MRSP), que contempla não somente a negociação coletiva, mais um conjunto de normas muito mais amplo de proteção e fortalecimento das carreiras e do serviço público brasileiro.
Assista a íntegra do programa:
Secom/CSPB com UPCN