CLATE: Reunião da Frente de Sindicatos Estaduais da América Latina e do Caribe
6/09/2024 | 06:13
Na quarta-feira, 4 de setembro, os sindicatos do Setor Público que compõem a Frente Sindical Estatal promovida pela Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais - CLATE e pela Internacional de Serviços Públicos (ISP) reuniram-se na cidade de Buenos Aires. Esta reunião ocorreu no âmbito da atividade organizada pelo ISP Interamérica sobre “Os desafios da negociação coletiva no Setor Público” onde o presidente da CLATE falou em um dos painéis.
Na reunião foi apresentado um relatório sobre os esforços realizados pelas duas organizações perante o Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD). O primeiro dos contatos foi com a atual presidente da organização Ibero-americana, a Ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck, onde esteve presente o presidente da CLATE, Julio Fuentes; o vice-presidente, João Domingos Gomes dos Santos (CSPB Brasil) e o secretário-geral adjunto, Sergio Arnoud; Alessandra Camarano, vice-presidente da Associação Latino-Americana de Advogados Trabalhistas (ALAL) e da ISP, Federico Dávila. Outra reunião ocorreu no final de agosto em Montevidéu, onde Julio Fuentes e Martín Pereira, secretário-geral da CLATE, se reuniram com o secretário-geral da CLAD, Conrado Ramos.
Em ambos os contatos, ficou acordado trabalhar na negociação coletiva no Setor Público e realizar uma atividade especial sobre o tema no âmbito do Congresso que será realizado de 26 a 29 de novembro em Brasília. (documento de chamada CLAD)
Isto foi considerado por ambas as organizações como um importante avanço no trabalho conjunto para a ratificação e plena vigência da negociação coletiva em vista do quinquagésimo aniversário da criação da Convenção 151 da OIT, em 27 de junho de 2028.
No mesmo sentido, a Frente das Guildas Estatais, juntamente com a Associação Latino-Americana de Advogados Trabalhistas (ALAL), concordaram em continuar um roteiro de contatos com o Parlamento Latino-Americano e Caribenho; o Parlasul; o Parlamento Andino; a Centro-Americana e a Latindadd, entre outras organizações regionais.
Fonte: Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais - CLATE