Efeito Lula: abertura de empresas bate recorde em 2024

19/09/2024 | 07:15



Governo federal tem incentivado o empreendedorismo através de programas como o Desenrola e o Cartão MEI

 
Presidente Lula e ministro do Empreendedorismo, Márcio FrançaCréditos: Henrique Miguel/Ascom MEMP


por Yuri Ferreira


Nos primeiros quatro meses de 2024, foram abertas 1,456 milhão de empresas no Brasil, um recorde para o período.

O número representa um aumento de 26,5% em relação ao último quadrimestre de 2023, destacando um crescimento significativo no empreendedorismo.

Em comparação com o mesmo período de 2023, houve um crescimento de 9,2%, indicando um aumento contínuo na criação de novos negócios no país.

Os dados foram divulgados pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, confirmando o cenário positivo para a abertura de empresas em 2024.

Nesta semana foi lançado o Cartão MEI, que busca regularizar e auxiliar microempreendedores indivuais (MEI) no acesso a serviços financeiros. Mas essa é apenas uma das iniciativas do governo para financiar o setor.

Em setembro de 2023, o Programa Acredita do governo Lula oferece linhas de crédito com taxas diferenciadas para microempreendedores individuais (MEIs) e pequenas empresas, além de facilitar a renegociação de dívidas através do Desenrola Pequenos Negócios.

Além disso, através do Fundo de Aval para Micro e Pequena Empresa (FAMPE), o governo planeja investir R$ 30 bilhões em crédito nos próximos três anos, ampliando as linhas disponíveis para pequenos negócios.

O governo Lula tambem unificou a emissão de notas e facilitou a abertura de empresas, bem como criou condições especiais de crédito para empresas com mulheres como sócias majoritárias, buscando promover a inclusão e o empoderamento feminino no setor.




Fonte: Revista Fórum com informações de AgênciaGov e Correio Braziliense.
 
.