CLATE: Encontro Internacional de Aposentados e Pensionistas - 'A prestação social é um direito humano'

25/09/2024 | 06:05



Com forte afirmação em defesa do direito à seguridade social, o I Encontro Internacional de Aposentados e Pensionistas organizado pela CLATE, em conjunto com o Centro de Aposentados e Pensionistas da Associação Operária do Estado da Argentina, terminou no último sábado (23/09), em Buenos Aires. 





Depois de dois dias intensos de trabalho e debate em comissões, as delegações de reformados e pensionistas da Região, reunidas no Hotel ATE "27 de Junio", leram a declaração final da reunião, na qual definem a previsão social "como um direito humano que emana da luta coletiva da classe trabalhadora ”.

 
Relatório das comissões de trabalho.


Como parte das conclusões, as organizações comprometeram-se a articular ações continentais e a criar, nos seus respetivos países, comissões mistas com diferentes atores sociais, políticos, legisladores, representantes sindicais e culturais, "a fim de promover uma melhor organização do sistema de segurança social". 

 
César Baliña, seg. de Assistência Social da CLATE, juntamente com Noelia Guzmán e Edgardo Corts, presidente e vice-presidente, respectivamente, do Centro de Aposentados e Pensionistas da ATE.


Foi também acordado promover uma “Campanha Continental para a ratificação e cumprimento da Convenção 102 da OIT sobre Segurança Social”, e “fortalecer a solidariedade pública, distribuição e sistema universal baseado em contribuições, contribuições patronais e impostos pagamentos progressivos diretos ao sistema de pensões.

 
Delegações internacionais presentes na reunião.


Da mesma forma, foi resolvido “incentivar a participação ativa dos atores sociais, aposentados e pensionistas nas áreas de discussão e decisão ligadas às políticas públicas previdenciárias”, bem como “instigar denúncias em nível nacional e internacional quando os direitos forem violados”. direitos dos idosos em diferentes países.

 
Delegação argentina.


Por fim, as delegações presentes manifestaram seu apoio ao plebiscito sobre seguridade social que acontecerá no dia 27 de outubro no Uruguai, apoiando o SIM à reforma da previdência.


Encerramento cultural


O encontro foi concluído neste sábado com uma visita à cidade de Buenos Aires e um almoço no Campo Recreativo e Esportivo ATE "15 de Janeiro", na cidade de Burzaco. Ali foi realizada uma homenagem a Carlos Custer, líder histórico da ATE e presidente do Conselho Consultivo Político da CLATE, que esteve presente acompanhado de sua esposa.

 
Julio Fuentes, chefe da CLATE e Noelia Guzmán, presidente do Centro de Aposentados da ATE, junto com Carlos Custer, presidente do Conselho Consultivo Político da CLATE.


Clique AQUI e lei Leia a declaração final completa








Fonte: Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais - CLATE
 
.