ISP: Entidades debatem importância das eleições brasileiras para integração latino-americana
25/07/2022 | 08:15
Evento realizado em Buenos Aires chega ao consenso de que uma América Latina unida é a chave para a atenuação das crises políticas da região
.jpg)
No último dia 6 de julho, o sindicato argentino UPCN na sala Pueblos Originários, localizada na Casa Rosada, organizou a atividade "A importância estratégica da eleição presidencial no Brasil".
.jpg)
Uma América Latina unida é a chave para a atenuação das crises políticas da região. O movimento sindical é e deve fazer parte da manutenção de uma agenda que integre os e as trabalhadoras como atores necessários ao desenvolvimento e produção de bens e serviços, nos quais se reivindiquem e defendam os seus direitos fundamentais.

“A experiência neoliberal no continente arruinou a economia na região em benefício do capital improdutivo. A demanda por produtos e serviços despencou junto com o aumento do desemprego e a queda generalizada do poder de compra dos trabalhadores do setor público e do setor privado. O desmonte das estruturas públicas de atendimento e dos serviços públicos em geral jogou milhões de cidadãos ao total desamparo. Reconstruir o que foi destruído não será tarefa fácil. A guinada para governos de perfil progressista no continente só apresentará resultados concretos à partir de uma forte integração econômica. A circunstância depende, em grande medida, de um alinhamento político e econômico do Brasil com o restante do bloco. As características geopolíticas do nosso país nos tornam peça-chave dessa reconstrução. O UPCN e a ISP compreendem esse papel estratégico e estão buscando caminhos para fortalecer a luta em prol de um novo cenário político e social. Louvamos a inciativa e lamentamos não poder participar por conta na nossa congestionada agenda, em boa medida ocupada com atividades que vão na direção de impulsionar candidaturas alinhadas à agenda política da CSPB, perfeitamente harmônica com essa relevante necessária integração regional”, avalia João Domingos Gomes do Santos, presidente da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil.
Clique AQUI e veja mais fotos do evento em Buenos Aires
Secom/CSPB com informações da ISP Interamérica