FSESP e ISP condenam ataque da Rússia à Ucrânia

25/02/2022 | 06:18


(Crédito: Reprodução/Divulgação)


Nesta quinta-feira (24/02), o exército russo atacou a Ucrânia. Nós condenamos a violação da soberania ucraniana. A guerra e a ocupação trazem consigo o sofrimento dos trabalhadores, de suas famílias e das comunidades. Neste momento, o povo ucraniano corre riscos com as bombas caem. Os cidadãos daquele país buscam refúgio ou fogem da violência, incluindo centenas de milhares de pessoas evacuadas para a Rússia.
 
O sofrimento afetará também os trabalhadores e trabalhadoras na população da Rússia e da Europa, à medida que se fazem sentir as consequências do conflito.
 
Apoiamos o apelo dos sindicatos ucranianos e do Secretário-Geral da ONU para pedir à Rússia que encerre imediatamente o ataque e chame de volta o exército russo.
 
As negociações são a única forma de alcançar segurança duradoura, democracia, respeito pelos direitos humanos e sindicais; paz e prosperidade para a população da Ucrânia, da Rússia e da Europa. Temos certeza de que bombas, balas e botas não resolverão os problemas daquela região.
 
Nossos pensamentos estão com nossos camaradas dos sindicatos ucranianos. Nós temos recebido os primeiros relatos de ataques que também atingem sindicalistas.
 
Nossa solidariedade é com o povo da Ucrânia. Estamos convencidos de que esta guerra não é o que a maioria dos trabalhadores na Ucrânia e da Rússia desejam.
 
Estamos com os trabalhadores ucranianos e com o movimento sindical e vamos nos mobilizar pela paz e estabilidade na Ucrânia e na Europa.
 
Estamos com todos os trabalhadores do serviço público convocados para cuidar das vítimas da guerra. Pedimos à União Europeia e à  comunidade internacional para fornecer apoio e asilo às pessoas que fogem de áreas de conflito.
 

Rosa Pavanelli
Secretária Geral da ISP
 
Jan Willem Goudriaan
Secretário Geral da FSESP-EPSU




Clique AQUI e baixe o documento orginal, em idioma espanhol
 
 


Fonte: Internacional de Serviços Públicos - ISP
 
.

Preencha o campo abaixo para receber todas as nossas notícias e informações diretamente no seu email! ;-)