Fenajud: Nota de solidariedade à Deputada Natália Bonavides

17/12/2021 | 09:30





A Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário nos Estados (Fenajud) se solidariza com a deputada Natalia Bonavides (PT/RN), que foi alvo de ataques machistas e incitação ao crime por parte do apresentador Carlos Massa, vulgo Ratinho. Ao comentar projeto de lei apresentado pela deputada para modificar a expressão “marido e mulher” da celebração de união civil visando evitar constrangimentos a pessoas do mesmo sexo e substituindo-a por “declaro firmado o casamento”, o apresentador disse “a gente tinha que eliminar esses loucos. Não dá pra pegar uma metralhadora?”

Não contente em incitar assassinato contra a deputada, ele ainda pergunta se ela “não tinha o que fazer” e sugere que ela vá “lavar as cuecas do marido” ou “costurar suas roupas”. Sua assistente corrobora com a fala dele e também diz pra ela “lavar a louça”. Por fim, o apresentador a chama de feia.

Essa é mais uma expressão do que fazem muitos homens com mulheres em posições de decisão na política, em tentativas desesperadas, porém infrutíferas de humilhá-las esperando que elas retornem para o ambiente doméstico, fazendo o que uma parcela atrasada da sociedade espera delas, ou seja, que continuem apenas reproduzindo a existência e não sendo protagonistas; além de fazer comentários sobre a aparência dessas mulheres, como se elas estivessem naquele espaço para fazer ornamentação e não expressar suas convicções.

Não conseguirão seu intento, pois as mulheres jamais irão retroceder em sua caminhada rumo à igualdade de gêneros.

A Fenajud expressa o repúdio por esse tipo de fala retrógrada e criminosa, desejando que o apresentador seja responsabilizado e expressando total solidariedade à deputada, que por diversas vezes já contribuiu com nossa luta em defesa da classe trabalhadora na Campanha contra a PEC 32.

Lugar de mulher é onde ela quiser!



Fonte: Federação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário nos Estados - Fenajud

 
.

Preencha o campo abaixo para receber todas as nossas notícias e informações diretamente no seu email! ;-)

Em vídeo, João Domingos Gomes dos Santos destaca papel indispensável dessas categorias, evidenciado, sobretudo, durante o enfrentamento heroico contra a pandemia coronavírus.