MG: Situação de servidores do DEMLURB preocupa Sinserpu-JF

19/10/2021 | 08:26





Os diretores do Sinserpu-JF (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora) Francisco “Chiquinho” Carlos da Silva, Amarildo Romanazzi, Mônica Pinho e Rozivaldo Gervásio presenciaram, na manhã desta quinta-feira (14 de outubro), uma situação de trabalho dos servidores do DEMLURB que preocupa o Sindicato, durante limpeza do Córrego Santa Cruz, no Bairro Jardim dos Alfineiros. “Eles têm que entrar no córrego sem os equipamentos (roupas e calçados) adequados e, consequentemente, permanecem durante um bom tempo com a roupa e o corpo molhados, sujeitos a algum tipo de doença”, relata Francisco Carlos. “Além disso, o ônibus que leva os trabalhadores ao local fica estacionado muito distante (cerca de 2 km) da área de atuação deles, obrigando os servidores a se deslocarem a pé desnecessariamente, e com os instrumentos de trabalho”, completa o presidente do Sinserpu-JF.

Os sindicalistas ouviram reclamações dos servidores também sobre a duração da jornada de trabalho. “A reclamação é que eles só estão saindo do trecho por volta das 16h40, e devido ao trânsito sempre estão chegando na garagem por volta das 17h. Com isso, os trabalhadores que moram em Matias Barbosa não têm tempo do banho e isso causa constrangimento no ônibus de volta para casa. A reivindicação é sair do trecho meia hora antes”, descreve Amarildo Romanazzi.

Francisco Carlos citou ainda o que chamou de “prática deplorável de assédio moral” – combatida veementemente pelo Sinserpu-JF –, pois os trabalhadores se sentem constrangidos para denunciar a situação por medo de alguma represália.

O Sinserpu-JF vai relatar a situação à direção da DEMLURB e exigir condições mais dignas de trabalho. Inicialmente com o fornecimento de melhores equipamentos para a execução dos serviços, e que o ônibus que transporta os servidores estacione o mais próximo possível do local das tarefas.



Fonte: Federação Estadual Única, Democrática dos Sindicatos de Servidores, Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Empresas Públicas, Autarquias e Prefeituras Municipais de Minas Gerais - Feserp/MG
 
.

Preencha o campo abaixo para receber todas as nossas notícias e informações diretamente no seu email! ;-)

Em vídeo, João Domingos Gomes dos Santos destaca papel indispensável dessas categorias, evidenciado, sobretudo, durante o enfrentamento heroico contra a pandemia coronavírus.