Fenafisco participa do XIII Congresso Estadual do Fisco do Rio Grande do Norte

23/09/2021 | 08:22





A Fenafisco participou na última segunda-feira (20), por meio do Diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais, Francelino Valença, do XIII CONEFISCO – Congresso Estadual do Fisco do Rio Grande do Norte, promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais – Sindifern. O evento faz parte da programação de comemoração pelo Dia do Auditor Fiscal e trouxe à discussão temas de interesse nacional e estadual como a reforma tributária e a PEC 32.

Sob o tema “Reforma Tributária no pós-pandemia: Humanização e desigualdades no País”, Valença reiterou a importância da luta conjunta nesse momento tão crucial e falou um pouco sobre a Reforma Tributária Solidária. “Em essência ela busca adequar o Sistema Tributário aos princípios constitucionais de progressividade tributária, equidade, justiça, bem como contribuir para a redução das desigualdades ao adequar a matriz tributária brasileira a de parâmetros adotados pelos países desenvolvidos”, pontuo  Francelino.

Ainda na oportunidade, o Fisco RN apresentou os avanços do teletrabalho na pandemia. Para a discussão, o XIII CONEFISCO trouxe a psicóloga e supervisora da Seção de Saúde e Qualidade de Vida da JFRN, Shirley Magnólia e o Gerente da Unidade de Coordenação de Projetos da SET-RN, Marconi Brasil.

Para a supervisora, o teletrabalho era uma realidade remota no serviço público, mas a pandemia acelerou essa transformação. “São muitos os desafios, e a importância de uma mentalidade inovadora na transição do trabalho físico para o remoto necessita de alinhamento e engajamento de gestores e liderados”, afirma a psicóloga.

Marconi destacou que 95% dos auditores fiscais conseguiram se adaptar ao novo modelo de trabalho remoto. “O teletrabalho foi normatizado na Secretaria de tributação para comportar todos os servidores da SET-RN, e a partir de outubro, a SET espera consolidar essas novas ferramentas para manter ambientes híbridos (presencial e remoto) baseados num modelo de gestão de resultados”, esclarece Brasil.

“A SET-RN tornou-se mais produtiva remotamente, e é nosso objetivo valorizar e fortalecer essas novas ferramentas, com base em tecnologias colaborativas, processo de comunicação interna, alinhamento estratégico com acompanhamento tático-operacional, tudo isso sendo avaliado por uma gestão de desempenho”, explicou Marconi.

O evento está disponível na íntegra no canal do Youtube do Sindifern.









Fonte: Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital - Fenafisco com informações Ascom Sindifern

 
.

Preencha o campo abaixo para receber todas as nossas notícias e informações diretamente no seu email! ;-)

Em vídeo, João Domingos Gomes dos Santos destaca papel indispensável dessas categorias, evidenciado, sobretudo, durante o enfrentamento heroico contra a pandemia coronavírus.