CLATE presente na 112ª Conferência Internacional do Trabalho

6/06/2024 | 06:45



A Confederação participará ativamente na conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que começou hoje e decorrerá até 14 de junho em Genebra, capital da Suíça. O presidente da CLATE, Julio Fuentes, falará perante o Plenário e estará acompanhado de outros líderes da Região





A 112ª Conferência Internacional do Trabalho (CIT) começou na segunda-feira (03/06) na capital suíça com palavras do Diretor Geral da OIT, Gilbert Houngbo, que alertou para os desafios persistentes que o mundo do trabalho enfrenta, como a inflação, as tensões geopolíticas e a desigualdade.

 
Gilberto Houngbo


O mais alto representante da organização tripartida abordou também outros temas no seu discurso de abertura: os desafios em matéria laboral, os últimos relatórios sobre este tema e o impacto das crises e guerras em todo o mundo. Referiu-se às fontes de tensão geopolítica, especialmente no Médio Oriente, com a situação de conflito em Gaza, Iémen, Haiti e Ucrânia, que continuam a ser problemas colossais que afectam o multilateralismo.

Relativamente à taxa de desemprego global, que se mantém nos 4,8%, o dirigente destacou que não inclui os trabalhadores que abandonaram a força de trabalho. Portanto,  a OIT procura uma nova forma de medir o emprego para ter uma imagem mais precisa da situação . "Parece que o combate à informalidade está a perder força. A criação de empregos formais não acompanhou o aumento da população em idade ativa e o número de trabalhadores informais passou de aproximadamente 1,7 mil milhões em 2005 para 2 mil milhões em 2024”, afirmou o diretor da organização.


CLATE presente em Genebra

 
Julio Fuentes, durante a sua intervenção na OIT ILC em 2023.


Como todos os anos, desde 2015, a Confederação Latino-Americana e Caribenha de Trabalhadores Estatais estará presente nas deliberações e falará no dia 10 de junho através de seu presidente, Julio Fuentes, que abordará as principais linhas de ação e os problemas que enfrentam os servidores públicos. a região.

Fuentes chefia a delegação da CLATE, que também será integrada por: Percy Oyola Paloma , chefe da UTRADEC e da CGT da Colômbia e 3º Vice-Presidente da CLATE; Sergio Arnoud , líder da CSPB do Brasil e secretário-geral adjunto da CLATE; Rodolfo Aguiar , secretário geral da ATE da Argentina; José Lorenzo López , secretário geral do COFE do Uruguai; Ana Lourdes Casteluccio , também do COFE; José Perez Debelli , chefe da ANEF Chile e secretário de Administração e Finanças da CLATE; Silvana Suero , do CONATE República Dominicana e secretária suplente de Políticas Públicas da CLATE; María Guadalupe Sánchez , também líder do CONATE; Luis Alpirez , secretário geral do SNTSG da Guatemala; Michael Jordan Medina , da FENAMUTRA da República Dominicana e Darío Fuentes , da Equipe da Presidência da CLATE. Acompanhará também a delegação o presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas da América Latina (ALAL), Matías Cremonte .

Neste âmbito, uma das atividades em que a CLATE estará presente será o talk-debate denominado “Democracia na América Latina: Casos Atuais” , no qual participarão representantes do movimento sindical argentino, incluindo o dirigente da ATE , Rodolfo Aguiar . Acontecerá no dia 6 de junho, das 13h às 14h30, na Sala “D” do Edifício da OIT.




Fonte: Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais - CLATE
 
.