Projeto garante direito de servidores e estagiários coincidirem férias com cônjuges ou dependentes com deficiência

27/05/2024 | 06:05



Proposta altera Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos (RJU)

 
O plenário da Câmara dos Deputados — Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo


por Gustavo Silva


A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que busca garantir aos servidores federais e estagiários o direito de fazer coincidir suas férias com as férias de cônjuges ou dependentes com deficiência. A proposta altera o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos (RJU), que disciplina os direitos e os deveres dos servidores federais, e a Lei do Estágio.

O Projeto de Lei 5.152, de 2023, apresentado pela deputada Dayany Bittencourt (União-CE), foi relatado pelo deputado Luiz Gastão (PSD-CE), que recomendou a aprovação do texto. Para ele, a medida representa um avanço importante na garantia dos direitos das pessoas com deficiência e de seus responsáveis.

— Estaremos avançando mais um passo na garantia dos direitos das pessoas com deficiência e de seus responsáveis — destacou o relator a proposta, Luiz Gastão.

Agora, o texto seguirá para análise nas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Trabalho e, por fim, de Constituição e Justiça e de Cidadania. Essa tramitação é em caráter conclusivo, o que significa que, se aprovado em todas as comissões, o projeto poderá seguir diretamente para o Senado, sem necessidade de votação em plenário, a menos que haja recurso para sua apreciação pelos deputados.




Fonte: Coluna Servidor Público - Jornal Extra
 
.