SP: Fupesp debateu riscos e desafios da Reforma Administrativa

4/07/2025 | 16:03



O debate retransmitido pela CSPB TV, reuniu lideranças sindicais paulistas com objetivo de construir uma agenda comum de enfrentamento a retrocessos no texto da reforma





Nesta sexta-feira (04/07), a Federação dos Funcionários Públicos Municipais do Estado de São Paulo - Fupesp promoveu um debate sobre os riscos e desafios da Reforma Administrativa, retransmitido pela CSPB TV. O evento reuniu lideranças sindicais paulistas para construir uma agenda comum de enfrentamento a retrocessos.

"Somos contra a PEC 32 e Defendemos o Marco Regulatório (MRSP). Defender o servidor público é defender o Brasil. Precisamos ganhar as ruas", afirmou Damázio Sena, presidente da Fupesp e dirigente titular do Conselho Fiscal da CSPB.

 
Clique AQUI e assista à íntegra do debate 
 

Mobilização e Estratégia: O caminho para impedir o desmonte

O debate, mediado por Fábio Pimentel (presidente do Sindest Santos e Secretário Executivo da CSPB-SP), destacou a urgência de alinhar estratégias conjuntas de articulação política, comunicação e mobilização, seguindo o modelo das campanhas que barraram a PEC 32/2020.
"Precisamos resgatar as estruturas e a unidade de luta que impediram o desmonte dos serviços públicos", reforçou Pimentel.
 
Kátia Rodrigues “Katita”, presidente do Sispesp e Diretora de Assuntos da Mulher da CSPB, alertou:
"Estamos em um cabo de guerra entre os trabalhadores e o capital. Observo que estamos pobres de manifestação e precisamos recuperar as ruas".

Geraldino dos Santos Silva, Secretário de Relações Sindicais da Força Sindical, na ocasião representando o presidente Miguel Torres, destacou:
“Reforma remete a coisas positivas. Essa armadilha retórica esconde, nas propostas neoliberais, intensões obscuras de privatizar os serviços públicos. Precisamos percorrer cada município brasileiro alertando sobre os ricos dessa reforma, conduzida por uma maioria de extrema direita ou neoliberal, pode trazer grandes prejuízos à sociedade”, alertou o líder sindical.   


Ameaças em Curso: Reforma disfarçada e agenda antissocial
 
Os participantes avaliaram que a Reforma Administrativa em discussão segue caminha para adotar as mesmas diretrizes da PEC 32, com riscos de:
 

- Precarização do serviço público

- Privatização de serviços essenciais

- Ataque aos direitos dos servidores



Além disso, foi levantada a preocupação com as eleições no Senado:

"A extrema direita quer formar uma bancada para ameaçar o STF e impor uma agenda antissocial. Precisamos eleger representantes comprometidos com o serviço público em 2026".
 

Ações imediatas: Manifestações e Pressão Popular

Como encaminhamentos, foram definidas as seguintes estratégias:

- Manifesto ao Congresso Nacional contra a reforma e a favor do MRSP, com cálculo da representatividade das entidades e abaixo-assinado. - Agenda de caminhadas e protestos em frente aos Legislativos Municipais.


- Carta Aberta à Sociedade expondo os riscos da reforma.


- Criar peças de comunicação viralizantes, como as que denunciando as votações no Congresso Nacional que perpetuam injustiças tributárias no país.



A CSPB parabeniza as ações das entidades participantes buscando apoiar e dar visibilidade, de maneira permanente, às iniciativas que colaboram com a construção de um serviço público que possa atender, com qualidade e dignidade, as necessidades do povo brasileiro.


Debate sobre Reforma Administrativa com total repúdio quanto a uma possível reedição de uma nova PEC 32/2020 disfarçada:


01:12 Abertura

03:20 Composição da Mesa

06:27 Fabio Pimentel 

10:38 Katia Rodrigues - Katita

18:25 Geraldino - Força Sindical Nacional

27:55 Carlão Força Sindical - SP

39:57 Damazio Sena

43:50 Participantes

1:06:13 Propostas e Encaminhamentos




Clique AQUI e acesse mais fotos do evento
 


Secom/CSPB
 
.