Assembleia da CSPB repercute palestra sobre os desafios do sindicalismo

17/12/2021 | 09:41



Com adesão ampliada, abertura da Assembleia do Conselho de Representantes da CSPB expandiu conhecimentos sobre os principais desafios do sindicalismo na atual conjuntura política/econômica do país

 
Evento contou com o prestígio e a participação de lideranças sindicais de Norte ao Sul do país


Nesta quinta-feira (16/12) a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB realizou sua Assembleia do Conselho de Representantes. A reunião deliberativa, de acesso restrito, foi antecedida pela aguardada palestra apresentada pelo coordenador nacional do Fórum das Centrais Sindicais, Clemente Ganz Lúcio, que discorreu sobre o tema “O Mundo do Trabalho em Transformação e o Futuro da atuação Sindical no Brasil”. A palestra, de acesso público, compartilhou conhecimentos aprofundados sobre os principais desafios do sindicalismo na atual conjuntura política/econômica do país. A operacionalização de ambas atividades contou com o apoio técnico da Sindicatos Online, parceira histórica e estratégica da CSPB.

Assista a íntegra da palestra:





Síntese da palestra

 
Coordenador nacional do Fórum das Centrais Sindicais, Clemente Ganz Lúcio


O palestrante do evento apresentou, na ocasião, a importância de recompor a centralidade do poder do estatal nos investimentos estratégicos; sugeriu maior intervenção das representações sindicais do setor público na construção de uma agenda desenvolvimentista, propondo um modelo de estado que estimule a geração de empregos, a recomposição da renda dos trabalhadores, apresentando alternativas que conciliem o desenvolvimento produtivo com sustentabilidade ambiental. “As estratégias precisam estar conectadas com os desafios que o país inevitavelmente enfrentará nos anos de 2022 e 2023. Temos ampla capacidade propositiva e devemos ousar apresentá-las”, propôs Clemente.


Clique AQUI e baixe o novo livro de Clemente Ganz Lúcio: “Pílulas de Bom Senso – O Mundo do Trabalho em Transformação e o Futuro da Atuação Sindical no Brasil”


“A CSPB orgulha-se de contar com a generosa colaboração desse gigante da intelectualidade sindical. Sofisticarmos nossos conhecimentos em temas de grande relevância para o sindicalismo brasileiro,  é absolutamente estratégico para superarmos os obstáculos que se acumulam diante da agenda precarizante em curso. Pela qualificação sindical estaremos melhor preparados para os desafios do presente e do futuro”, avalia o presidente da CSPB, João Domingos  Gomes dos Santos.

 
Presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos, coordenou as atividades virtuais


Assembleia do Conselho de Representantes

 
Print da reunião deliberativa


Ao final da palestra iniciou-se a segunda etapa do evento. Apenas os delegados inscritos previamente analisaram e deliberaram sobre o parecer do Conselho Fiscal; sobre o Balanço Patrimonial e Financeiro da confederação nacional referente ao exercício de 2020; bem como a Proposta Orçamentária para o exercício de 2022 – todas aprovadas por unanimidade entre os participantes. Também foi apresentada, na oportunidade, a análise da conjuntura política e econômica e as perspectivas para o ano de 2022.

 
Transparência contábil: 100% de aprovação na enquete disponibilizada


Participação Especial

 
Subprocurador-geral do MPT, Francisco Gérson Marques de Lima


Por conta de compromissos profissionais, subprocurador-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), Francisco Gérson Marques de Lima, adiou sua participação para a Assembleia do Conselho de Representantes (saiba mais). Na oportunidade, o especialista apresentou tópicos disponíveis no seu novo livro, “Reforma Sindical - Reflexões para um Novo Modelo Nacional”, que reforçaram a análise crítica e aprofundaram os temas debatidos anteriormente, na palestra realizada durante a primeira etapa do evento. Dr. Gérson também relacionou uma série de vitórias da agenda prioritária do movimento sindical no âmbito dos Poderes Judiciário e Legislativo. “Em que pese os enormes desafios, o saldo da luta sindical acabou sendo positivo”, avaliou o representante do MPT.


Clique AQUI e baixe o novo livro do subprocurador-geral do MPT, Francisco Gérson Marques de Lima: “Reforma Sindical - Reflexões para um Novo Modelo Nacional”


“Fechamos o ano com ‘chave de ouro’. A CSPB, em 2021, ampliou significativamente seu protagonismo político, atuando na vanguarda dos principais movimentos nacionais em defesa da vida, da democracia, dos direitos  trabalhistas e sociais. Teremos muito  trabalho em 2022! Com o mesmo compromisso com o trabalho e disciplina que mantivemos em 2021, vislumbro um ano novo repleto conquistas e realizações. Seguiremos firmes, na certeza de que esse esforço coletivo será recompensado, cedo ou tarde”, concluiu Domingos.



Secom/CSPB

 
.

Preencha o campo abaixo para receber todas as nossas notícias e informações diretamente no seu email! ;-)