1º de maio de Luta e Solidariedade: Fenajud convida base para arrecadação de alimentos em todo país

3/05/2021 | 09:31




Ações acontecem em todos os estados desde sábado (01/05), seguindo até a primeira quinzena do mês. Doações deverão ser destinadas a comunidades carentes nas Unidades da Federação. 






Em tempos de pandemia do Coronavírus, a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) convidou os sindicatos de base a fazerem um Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras diferente. As entidades foram convidadas a promover o 1º de Maio de Luta e Solidariedade.

Na ocasião, as afiliadas realizaram mobilizações,  de modo virtual, contra a PEC 32/2020 (Reforma Administrativa) que prejudica o serviço público, em tramitação no Congresso Nacional, e arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e proteção individual – como máscaras e álcool gel, para doar em comunidades carentes e de pessoas mais vulneráveis à crise e à pandemia.

O ato se deu em função da redução do Auxílio Emergencial de 2021, considerado pela Fenajud, insuficiente para o sustento das famílias . A entidade ressalta que a mobilização da categoria é extremamente necessária neste momento em que o país soma mais de 19 milhões de pessoas vivendo na pobreza.

A Fenajud solicitou mobilização da base neste momento delicado de grave crise sanitária e econômica provocada pela pandemia da covid-19. A Federação chama atenção ainda para que a coleta e a distribuição aconteçam para o maior número possível de pessoas nos estados.

Nas mobilizações nas ruas a Fenajud recomendou que os atos devem acontecer seguindo todas as recomendações das autoridades nacionais e internacionais de saúde, que orienta o distanciamento social, o uso de máscara e protetor facial, a lavagem das mãos e uso do álcool gel.


Dia Nacional de Luta


A Fenajud informou ainda que, em parceria com as entidades de base, preparou ainda na primeira quinzena de maio um ato unificado em Brasília e nos estados. A atividade vai acontecer como um “esquenta” para o apagão do dia 13 de maio, onde deverá acontecer uma paralisação de um dia do trabalho na Justiça Estadual.

Mais detalhes sobre a mobilização nacional serão informados no site da Fenajud em breve.



Fonte:  Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados - Fenajud
 
.

Preencha o campo abaixo para receber todas as nossas notícias e informações diretamente no seu email! ;-)

Em vídeo, João Domingos Gomes dos Santos destaca papel indispensável dessas categorias, evidenciado, sobretudo, durante o enfrentamento heroico contra a pandemia coronavírus.