fechar atenção

Busca não realizada!

Sua busca deve conter no mínimo 2 letras

CSPB e SINDITAMARATY estabelecem pontos para unidade de ação entre as duas entidades

17/07/2020 | 15:45


Em reunião virtual realizada na quinta-feira (16), diretores da CSPB-Confederação dos Servidores Públicos e do SINDITAMARATY-Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores debateram questões comuns às duas entidades e estabeleceram entendimentos para ações conjuntas




Entre outros temas foram abordados aspectos de manifestações da Controladoria Geral da União(CGU) que suscitam o entendimento de cerceamento da liberdade de expressão dos servidores públicos federais. Também foram abordadas questões referentes aos efeitos da pandemia do novo coronavírus nos serviços público e no conjunto da sociedade, demandando ações específicas das entidades sindicais; situações do funcionalismo frente ao teletrabalho e a necessidade de uma reordenação prática e ideológica no movimento sindical, frente aos novos desafios do Século XXI.


O presidente do SINDITAMARATY, João Marcelo Melo, referiu-se à Ação Civil Pública número 1028048-68.2020.4.01.3400, movida pelo Sinditamaraty, que pede isonomia entre os servidores do Serviço Exterior Brasileiro, especialmente em defesa dos integrantes dos PCCs/PGPEs, que vivem uma realidade histórica discriminatória no Itamaraty. Foi deliberado que a CSPB participará desta ação, como amicus curiae, para fortalecer a luta do sindicato, sendo “uma causa que recebemos com entusiasmo”, conforme afirmou o presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos.

Ao destacar a importância da reunião, João Domingos disse que seria “uma de muitas a se realizar”, manifestando a consideração especial da CSPB com o SINDITAMARATY, uma entidade eclética que representa o conjunto dos servidores públicos do Ministério das Relações Exteriores. “Essa dimensão do sindicato é muito importante por agregar a representação dos servidores e, portanto, sendo o legítimo porta-voz de todas as aspirações não só dos seus filiados, mas de todas e todas que integram o quadro funcional do Itamaraty”, destacou João Domingos.

O secretário-geral da CSPB, Lineu Mazano, que acompanha a trajetória do SINDITAMARATY desde as primeiras reuniões para a sua fundação, considerou positiva a reunião, no sentido de que “tanto a CSPB como o sindicato tem muitos pontos em comum e podem se ajudar mutuamente, no fortalecimento das reivindicações em lutas conjuntas”.

Por outro lado,Felipe Heimburguer, secretário-geral do SINDITAMARATY, saudou a unidade de ação estabelecida entre as duas entidades, numa parceria renovada, que vai possibilitar levar à sociedade e aos demais servidores públicos debates importantes sobre a formulação e execução da Política Externa Brasileira, “nos marcos históricos que caracterizam a diplomacia nacional em seus preceitos constitucionais de ser uma frente avançada do Serviço Exterior Brasileiro.

Participaram da reunião, também, os diretores da CSPB, Eduardo Maia e Sebastião Soares, além de Eliane Monteiro Cesário, assessora do SINDITAMARATY.

.

Preencha o campo abaixo para receber todas as nossas notícias e informações diretamente no seu email! ;-)

Em vídeo, João Domingos Gomes dos Santos destaca papel indispensável dessas categorias, evidenciado, sobretudo, durante o enfrentamento heroico contra a pandemia coronavírus.