CSPB realiza reunião estratégica para fortalecer a comunicação sindical
24/06/2025 | 07:25
Confederação e filiadas estão construindo uma Rede Nacional de Comunicação Sindical para enfrentar desafios do serviço público

A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB promoveu, nesta segunda-feira (23/06), uma importante reunião virtual com profissionais de comunicação sindical, reunindo representantes de Federações e Sindicatos de diversos estados, além de apresentar as reformulações que estão em curso como a CSPB TV, o compilado de notícias “informacaodequalidade.ebom.com.br” e a busca de conteúdos por estado no portal de notícias. O encontro teve como foco o compartilhamento de estratégias e ferramentas, buscando a produção colaborativa de conteúdo e a criação de uma linguagem acessível e combativa para dialogar com a base e a sociedade.
O encontro fortaleceu a necessidade de construção coletiva e o entendimento de que o movimento sindical precisa se reinventar cada vez de forma mais intensa para disputar corações e mentes nas redes sociais.
“Não basta denunciar. É preciso comunicar com estratégia, com impacto, com sensibilidade. E, sobretudo, com unidade observando as diversas linguagens”, destacou o Diretor de Imprensa, Divulgação e Relações Públicas da CSPB, Carlos Alessander “Carlão”.
Destaques da reunião:
- Revitalizar o grupo criado no Seminário Nacional de Comunicação com o objetivo de compartilhamento de notícias entre os diversos departamentos de comunicação sindical de Federações e Sindicatos;
- Definição de encontros mensais para avaliação de conjuntura, alinhamento e planejamento ações futuras;
- Utilização coordenada de plataformas de, como site, Instagram, YouTube (CSPB TV), Facebook e ampliação de para plataformas como TikTok, Kwai e Linkedin;
- Capacitações técnicas sobre impulsionamento, produção de conteúdo e transmissões ao vivo com base nas demandas apresentadas no grupo;
- Criação de uma base de dados a cada evento realizado;
- Compartilhamento de assinaturas em plataforma de videoconferência e transmissão com Sindicatos e Federações que não possuem estrutura própria.
Comunicação como ferramenta de luta
A reunião reforçou o entendimento de que a comunicação sindical deve ser mais do que institucional: ela deve ser militante, criativa e politizada, capaz de disputar a narrativa pública frente às tentativas de desmonte do serviço público.
O grupo também deliberou que a comunicação deve contribuir diretamente com as campanhas em defesa da democracia, contra retrocessos na Reforma Administrativa e pela valorização dos servidores públicos, além de ser solidária com pautas transversais objetivando o fortalecimento social.
“Não estamos falando apenas de postagens ou vídeos. Estamos falando de resistir com criatividade e visibilidade. Precisamos furar a bolha e alcançar quem ainda não compreende o que está em jogo”, enfatizou uma das participantes.
A CSPB reafirma seu compromisso com a construção de uma Rede Nacional de Comunicação Sindical unificada, colaborativa e combativa, à altura dos desafios do nosso tempo.
Acompanhe as próximas ações da comunicação sindical nos canais oficiais da CSPB e se cadastre no link comunicacao.ebom.com.br para ser informado dos próximos encontros
CSPB – Comunicação como resistência!
Secom/CSPB