CSPB em luto pela morte de Eduardo Estévez

6/02/2024 | 17:36



Líder sindical preparou a formação de diversos quadros da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil e inseriu a CSPB em definitivo nos fóruns internacionais do sindicalismo no setor público





É com grande pesar e desolação que a diretoria da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB tomou conhecimento da morte de Eduardo Estévez Martín. Líder sindical fez história contribuindo com a formação de diversos quadros da Confederação colaborando em definitivo para o ingresso da entidade nos fóruns internacionais do sindicalismo no setor público.

“Eduardo Estévez é seguramente um dos mais qualificados quadros do sindicalismo latino-americano e mundial. Seu vasto conhecimento foi bastante compartilhado nas valiosas contribuições para a formação de lideranças sindicais que hoje se destacam no âmbito sindical internacional. Eu mesmo tive o privilégio de tê-lo como guia e tutor durante os anos em que estivemos lado a lado nas trincheiras do sindicalismo em nosso continente. Estéves é desses quadros insubstituíveis que deixará uma grande lacuna e um relevante legado para todos nós. Aos familiares e amigos nos solidarizamos nesse momento de dor, no desejo de que Deus conforte seus corações”, lamentou o presidente da CSPB, João Domingos Gomes dos Santos.


Legado Sindical


Eduardo Estévez Martín foi líder da CLATE (Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais) e um dos fundadores da CLASEP (Confederação Latino-Americana de Servidores Públicos). Participante em todos os seus Congressos da LATE desde 1970, Estéves integrava o Conselho Consultivo da CLATE.

Estévez também foi secretário-geral adjunto da CMT (Confederação Mundial do Trabalho) e um grande lutador durante anos na OIT (Organização Internacional do Trabalho), incentivando a elaboração dos já famosos Pactos 151 e 154 sobre os direitos fundamentais dos trabalhadores do Estado. 

Julio Fuentes, presidente da CLATE  afirmou: “Recebemos com consternação e profunda dor a notícia do falecimento do nosso colega Eduardo, grande dirigente sindical e incansável lutador pelos direitos dos trabalhadores e defensor das causas do nosso povo. Apresentamos nossas mais profundas condolências à sua família”.



Secom/CSPB com informações da CLATE

​​​​​​​
.