Dirigentes da CSPB participam da Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva

11/11/2024 | 12:30



O seminário é organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a Fundacentro, com o objetivo de fomentar as práticas da negociação coletiva.





por Renato Luque da Fessp-Esp com adaptações da Secom/CSPB


De hoje até amanhã (12), acontece na Sede da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho) a Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva. A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB participa do evento, bem como Federações e Sindicatos filiados .

O seminário é organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a Fundacentro, com o objetivo de fomentar as práticas da negociação coletiva.

Segundo a organização, a Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva é voltada a dirigentes sindicais interessados em construir um futuro mais justo e equitativo no mundo do trabalho.

"As negociações coletivas permitem construir condições laborais mais justas, garantindo direitos e valorizando o trabalho decente, além de reduzir conflitos, assegurando um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo", informa o MTE, em Nota.

Participam das palestras especialistas, sindicalistas e representantes de empresas, com a finalidade de debater os principais desafios e oportunidades da negociação coletiva no atual cenário.

Para Filipe Carriço, Secretário de Assuntos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário da CSPB no Estado de São Paulo e diretor da Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo - Fessp-Esp, esta é uma oportunidade única para as entidades representativas dos Servidores Públicos.

"As entidades que negociam junto aos governos para garantir melhorias e avanços para os Servidores têm uma grande oportunidade ao acompanhar este evento, promovido por parte do Governo Federal, que é o Ministério do Trabalho e Emprego, podendo apreciar questões de relevância que devem ser levadas em conta na hora de conduzir negociações coletivas. Um dirigente sindical melhor preparado para essa condução da negociação, consegue conquistar melhores avanços para sua categoria", afirma Filipe.

"A negociação coletiva é a expressão máxima da democracia no ambiente de trabalho. Ao participar das negociações, os servidores têm a oportunidade de discutir e decidir sobre questões que afetam diretamente suas vidas profissionais e pessoais”, reforçou o Diretor de Relações Institucionais da CSPB, João Paulo Ribeiro “JP”.


Clique AQUI para acompanhar AO VIVO o primeiro dia de evento





Fonte: Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo -  Fessp-Esp com adaptações da Secom/CSPB

 
.