CLATE e CSPB participam do XXIX Congresso CLAD em Brasília
27/11/2024 | 13:30
por Imprensa CLATE
O XXIX Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) começou ontem na capital brasileira (saiba mais). A Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais - CLATE, juntamente com a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil - CSPB e outras organizações internacionais, participaram da cerimônia de abertura e seguem acompanhando as demais atividades deste importante evento.
Sob o lema “ A transformação necessária para um Estado inclusivo, democrático e eficaz ”, teve início esta terça-feira à tarde em Brasília este importante evento internacional que reúne ministros e secretários de Estado, bem como parlamentares, investigadores e professores universitários e institucionais, consultores, funcionários públicos e sindicalistas.
Assista abaixo primeiro dia de debates do evento, realizado nesta quarta-feira (27/11):
A CLATE, por meio de seu presidente Julio Fuentes, juntamente com a CSPB, organização filidada à CLATE, a Internacional de Serviços Públicos (ISP) e a União Internacional de Sindicatos (UIS/SP&A) participaram do evento de abertura do encontro que aconteceu na terça-feira, 26 de novembro , e foi liderado pela presidente do CLAD e Ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck e pela secretária-geral da entidade, a Cientista político uruguaio Conrado Ramos . Além disso, o evento contou com uma saudação audiovisual do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica , e a presença da ex-presidente da República do Chile, Michelle Bachelet, que proferiu uma conferência sobre “Democracia e capacidades estatais na América Latina”. América."
“Hoje, todos os que falaram reconheceram a crise que atravessamos: o Estado está em crise e a democracia representativa está em crise”, reconheceu Julio Fuentes após o evento e acrescentou: “Esta crise é uma oportunidade para debater e”. nós, trabalhadores e nossas organizações sindicais, temos muito a contribuir. Porque a negociação colectiva é um elemento que pode transformar o Estado num sentido positivo. E é por isso que temos grandes expectativas para esta reunião."
Por sua vez, o titular da CSPB e 1º Vice-Presidente da CLATE, João Domingo Gomes Dos Santos, também se referiu às expectativas das organizações sindicais nesta reunião da CLAD: “Esta reunião é proposta discutir a transformação de um Estado a serviço da sociedade e não do mercado.
Além disso, o primeiro vice-presidente da ISP, Federico Dávila, conversou com CLATE após o evento de abertura e destacou que “para o PSI este encontro é muito significativo porque atravessamos um momento a nível global e regional onde as democracias estão em crise e “Temos que procurar soluções para que os governos realmente defendam os interesses do povo”. Neste sentido, Humberto Polo Cabrera, Vice-Presidente de Solidariedade Internacional da UIS/SP&A e Presidente Nacional do SINTRAEMSDES da Colômbia, acrescentou: "Há um desafio nestes tempos de crise, que é tornar a Administração Pública eficaz e eficiente, mas especialmente para que a democracia prevaleça. E nisso nós servidores públicos temos uma grande oportunidade, pois somos nós que viabilizamos as políticas públicas dos Estados."
Tabela Sindical do Setor Público
A programação do evento inclui uma mesa redonda organizada pelo CLAD sobre “Negociação coletiva na administração pública: um caminho a seguir”, que terá lugar na quinta-feira, dia 28, às 17h30, no auditório. Lá, os expositores apresentarão um relatório sobre a situação da Convenção 151 da OIT na Região.
A mesa contará com a participação do secretário-geral do CLAD, Conrado Ramos; o presidente da CLATE, Julio Fuentes; o vice-presidente do PSI, Federico Dávila; o presidente da ALAL, Matías Cremonte; o presidente do CSPB, João Domingos Gomes dos Santos; o presidente do Sintraemsdes da Colômbia, Humberto Polo Cabrera; o secretário de Relações Trabalhistas do MGI do Brasil, José Lopez Feijóo; e a secretária adjunta de Relações do Trabalho do MGI do Brasil, Patrícia Vieira da Costa.
Da mesma forma, amanhã, quinta-feira, a secretária-geral adjunta da Associação dos Trabalhadores do Estado da Argentina (ATE), Mercedes Cabezas, também se juntará à delegação da CLATE.
Sobre CLAD
O Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento, CLAD, é uma organização pública internacional, de caráter intergovernamental, criada em 1972 por iniciativa dos governos do México, Peru e Venezuela . Atualmente é formada por 24 países e tem sede em Caracas, capital venezuelana.
A sua criação contou com o apoio da Assembleia Geral das Nações Unidas, com a ideia de estabelecer uma entidade regional que tivesse como eixo a modernização das administrações públicas, factor estratégico no processo de desenvolvimento económico e social.
Seu Congresso é um evento que acontece anualmente e se consolidou como o encontro mais importante da América Latina para apresentar e debater experiências e pesquisas realizadas sobre a Reforma do Estado e da Administração Pública.
Clique AQUI e acesse fotos da participação da CSPB e da CLATE no XXIX Congresso Internacional do CLAD
Fonte: Confederação Latino-Americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais - CLATE