fechar atenção

Busca não realizada!

Sua busca deve conter no mínimo 2 letras

CSPB realiza seu 24º Congresso "Hélio de Mello"

13/11/2017 | 16:41






A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil- CSPB, realiza seu 24º Congresso Nacional, "Hélio de Mello" em Brasília, nos dias 29/11 ,30/11 e 01/12  no dia 1º de dezembro, no auditório do Hotel Nacional. Com a temática “DO ESTADO QUE TEMOS AO BRASIL QUE QUEREMOS”, o congresso em sua 24ª edição, busca debater uma nova realidade trabalhista e sindical, com relação ao estado brasileiro e suas condições atuais, os desafios e suas perspectivas. Com o tema bem abrangente serão realizadas palestras e debates sobre “A CONSTRUÇÃO DO ESTADO SOCIAL DEMOCRÁTICO DE DIREITO, NEGOCIAÇÃO COLETIVA NO SETOR PÚBLICO, DO DIREITO DE GREVE NO SETOR PÚBLICO e ORGANIZAÇÃO SINDICAL”.

O evento também irá homenagear o cerrado brasileiro, que é o segundo maior bioma brasileiro, localizado em uma grande área do Brasil Central. Com cerca de 2 milhões de km², se estende em área contínua por 11 estados brasileiros: Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, São Paulo e Tocantins. O bioma é formado por uma grande variedade de ambientes que abrigam enorme diversidade de plantas e animais, muitos dos quais endêmicos da região. Estima-se que na região existam mais de 10 mil espécies vegetais, uma grande variedade de vertebrados terrestres e aquáticos e um elevado número de invertebrados. Espécies ameaçadas como a onça-pintada, o tatu-canastra, o lobo-guará, a águia-cinzenta e o cachorro-do-mato-vinagre, entre muitas outras, ainda têm populações significativas no Cerrado.

Para o presidente da confederação, João Domingos Gomes, o cerrado brasileiro tem que ser reconhecido como Patrimônio Nacional: “Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social. Muitas populações sobrevivem dele, incluindo etnias indígenas e comunidades quilombolas, que fazem parte do patrimônio histórico e cultural brasileiro. Essas comunidades exploram os recursos naturais do bioma e detêm um conhecimento tradicional da biodiversidade”.


In memoriam

O Hélio de Mello foi, da União Nacional dos Servidores Públicos Civis do Brasil (UNSP), ele começou em 1951 o projeto de dar algum tipo de estrutura e organicidade às reivindicações dos servidores públicos. Como dirigente da UNSP, procurou as grandes entidades nacionais que existiam na ocasião como a própria UNSP; a União dos Previdenciários do Brasil (UPB) e a Associação dos Ferroviários do Brasil. Essas três entidades, que eram as maiores associações de servidores federais na época, começaram a articular uma espécie de ambiente comum dos servidores públicos brasileiros para discutir, organizar e dar um mínimo de estrutura às suas reivindicações.

O companheiro  Hélio de Mello, foi um  grande sindicalista e nos ajudou fortalecer a  história da CSPB na luta a favor dos trabalhadores do nosso país. “ Foi através do brilhantismo ideológico e o afinco com que ele, nos ensinou e ajudou a fortalecer ainda mais a CSPB , durante os anos em que esteve na confederação, lembro que passamos por muitas fases, muitas tribulações e  a CSPB chegou à beira da extinção durante a longa noite da ditadura, por exemplo" afirmou, o líder sindical.


O objetivo da comissão organizadora do 24º Congresso da CSPB é proporcionar aos participantes o entendimento da atual situação política do Brasil e seus efeitos danosos sobre os trabalhadores, bem como buscar caminhos para melhorar o ambiente sindical, com respeito aos funcionários públicos e aos brasileiros. Sejam bem vindos!

.

Preencha o campo abaixo para receber todas as nossas notícias e informações diretamente no seu email! ;-)

24 de Maio: Presidente CSPB convoca filiadas e cerrarem fileiras em defesa da imediata redemocratização do país. Segue a íntegra do pronunciamento: