fechar atenção

Busca não realizada!

Sua busca deve conter no mínimo 2 letras

Confederação Sindical Internacional

30/09/2014 | 15:07


 

tradução de Grace Maciel

Hong Kong: Greve dos trabalhadores em apoio do movimento estudantil para a democracia 
 
Bruxelas, 30 de setembro de 2014 (CSI on-line):

Os trabalhadores responderam ao chamado de HKCTU, em Hong Kong, para participar na greve em apoio a reformas democráticas, enquanto as forças de segurança continuam a repressão violenta  àmanifestações pacíficas organizadas pelos alunos. 
 
Os estudantes em greve receberam um forte apoio do sindicato dos professores, em Hong Kong. Cerca de 500 acadêmicos assinaram uma declaração de apoio dos trabalhadores e outros setores se juntaram em greves e identificaram a causa dos manifestantes. 
 
O secretário-geral da CSI, Sharan Burrow,disse: "o plano da China para permitir que vários bilionários escolher quem vai governar Hong Kong é antidemocrática e viola os compromissos assumidos pela China em 1997, sobre o futuro de "Hong Kong". Este plano só irá fortalecer um sistema feudal corrupto em que os oligarcas segurar todo o poder e os trabalhadores estão oprimidos pelos custos proibitivos de vida e a ganância manifestam uma pequena elite poderosa. Apelamos às autoridades chinesas para concordar em participar em debates com os cidadãos de Hong Kong sobre a forma de respeitar o direito democrático das pessoas de decidir quem pode ser eleito para um cargo público. "
 
Dezenas de pessoas ficaram feridas e cerca de 80 foram presos durante intervenções policiais, armados com cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo para dispersar sit pacífica. Dezenas de milhares de pessoas juntaram-se as manifestações em todo o fim de semana. 
 
Os manifestantes estão exigindo a demissão do CEO de Hong Kong, Leung Chun-ying, e quer que o Conselho Legislativo rejeita o plano anunciado pelas autoridades de Pequim em 31 de agosto, para aceitar apenas os candidatos "aprovados" para o alto cargo. 
 
"A CSI apoia totalmente o movimento sindical em Hong Kong em suas demandas por democracia e justiça social, e nós faremos tudo que pudermos para apoiar esta causa legítima", acrescentou Burrow. 
 
A CSI representa 176 milhões de trabalhadores em 324 organizações nacionais filiadas de 161 países e territórios.


http://www.ituc-csi.org  y http://www.youtube.com/ITUCCSI   

.

Preencha o campo abaixo para receber todas as nossas notícias e informações diretamente no seu email! ;-)

24 de Maio: Presidente CSPB convoca filiadas e cerrarem fileiras em defesa da imediata redemocratização do país. Segue a íntegra do pronunciamento: